terça-feira, 21 de março de 2017

Recursos adiados por uma decisão de projeto - Não adianta insistir, é para o bem do game!

"Ah não gostei porque os carros passam por dentro dos outros"
"A noite não ilumina nada"
"Coloca chuva e limpador, já tá na hora"

Relaxa, vai ser assim por um bom tempo ainda. E isso não é "bug". É uma decisão de planejamento. É isso, ou o game não existiria ainda. Ponto. O beta seria lançado só daqui dois anos. E eu não quero isso.

O jogo será trabalhado em várias fases. Está bem longe do "ideal" que quero, e só vou conseguir isso com vários meses de trabalho constante.

Sem atribuir rótulos específicos, digamos que as fases mais difíceis já passaram: os testes no PC; a programação mínima básica; a estabilidade do sistema de tráfego, ainda incompleto; os testes no Android, visto que comecei o game para PC, etc. Daqui para frente é continuar a caminhada, programando o essencial e depois adicionando conteúdo exclusivo.

Agora diria que estamos numa fase de demonstração de potencial e conceito. Um beta público traz bastante responsabilidade e mostra como o jogo pode ficar. Mas isso ainda não é o jogo final. Está bem longe.

Nesta fase de conceito e ampliação das "obras", o jogo passa por uma série de limitações, tanto técnicas como financeiras. Com recursos limitados, o desenvolvimento é feito aproveitando ao máximo o tempo e as ferramentas disponíveis.

Muita coisa é possível mas não vai ser lançada tão cedo, pelo simples fato de tomar muito tempo de produção. Recursos como chuva, noite bonita, clima e colisões entre os carros, entre outros, foram colocados em segundo plano, para vários meses lá para frente; espero que compreendam. O jogo não vai ter estes recursos tão cedo. Não são primordiais, ainda que essenciais a longo prazo. Eu prefiro trabalhar nos modelos, controles, jogabilidade, passageiros e cenários, para ter um beta legal em alguns meses... Do que ficar trabalhando num código demorado que só vai ter resultados bem lá na frente. Então estes recursos que esperem mais. Eu não me incomodo de jogar só de dia, sem chuva, desde que o ônibus e o cenário me agradem. E pelo visto no beta, está agradando muita gente!

Então fica assim. Nas próximas semanas e meses estarei trabalhando em coisas como:

* Captação de recursos (os anúncios podem substituir parte disso). No BR é muito difícil, é provável que eu vá buscar algum investidor lá fora. Tento andar com as próprias pernas mas sem dinheiro é beeem complicado.
* Programação básica (controles, semáforos, passageiros, animações das portas e outras coisas).
* Criação dos mapas e rotas betas, inicialmente numa cidade fictícia inspirada em São Paulo.
* Criação e conversão dos ônibus, tanto de portas de ambos os lados como só na direita, para rodar nas rotas "betas".
* Inclusão de cidades e rotas fictícias inspiradas em outros lugares, potencialmente Szczecin e o BRT do Rio.

A médio prazo pretendo iniciar a construção de um mapa mais detalhado e realista, que vai me tomar bastante tempo. Não posso começar este mapa agora senão o game ficaria parado. Este mapa fará parte da versão PC do jogo, e se der certo, ficará na mobile também (com o cenário menos detalhado, prédios mais leves, etc).

Eu vou preparar uma tabela com os recursos e características no meu cronograma pessoal. Reafirmo:

* Colisões com os carros do tráfego...
* Chuva e limpadores...
* Noite mais bonita, iluminada...

Nenhum destes três recursos vai aparecer no jogo tão cedo. Talvez ficarão para o ano que vem, ou o próximo, ou o próximo... Tudo vai depender do sucesso do jogo e das minhas condições de tempo e recursos.

É uma decisão que tive que tomar para poder tornar o jogo algo real, senão ele ficaria se arrastando por meses e mais meses até ser cancelado. O game completo é complexo, detalhado. Se não simplificar ao essencial ele não teria como ser executado nunca! Ainda mais sendo um projeto de um cara só.

Desde o início deixei claro que o tempo de produção provavelmente ficaria entre um e quatro anos, tendo tempo e recursos - tenho tempo, não tenho recursos, então não teria o tempo por um período grande pois teria que trabalhar em outras coisas... O beta parece ser viável para trazer alguns recursos, o que me agilizará bastante coisa. Com o dinheiro das propagandas e dos apoiadores consigo obter mais ônibus com modeladores brasilerios, cenário gringo de qualidade e leve, scripts pagos que agilizam muitas coisas, etc. E pagar o tempo.

O tempo é primordial. Comecei a estudar Unity em 2013, comecei o game em 2014 e parei. Falta de vontade? Não. Falta de tempo. Preciso trabalhar, como todo mundo, para pagar as contas. E não sobrava tempo para o game. Depois do trabalho cansado, ia dormir já pensando no outro dia, como todo mundo... O game engatinhava bem devagar. Eu fazia meus ônibus pro OMSI, aprendendo modelagem 3D e melhorando as técnicas. Nunca deixei de estudar. Vídeo aulas dá para ver enquanto almoço, uso o banheiro ou estou no ônibus. Fazer o game não.

Foi assim até 2016, quando tomei a decisão de que iria parar tudo e dedicar minha VIDA ao game. Senão ele seria apenas um sonho, uma ideia, uma vontade. E mais nada. Sem ação, uma ideia é só uma ideia...

Estou concentrando todo o meu tempo livre neste jogo. Praticamente deixei de "viver". Baladas? Saídas? Bem poucas. Raro mesmo. Cada segundo do meu tempo livre é focado no jogo, seja programando, estudando ou buscando soluções para problemas - programar traz muitos problemas técnicos que preisam ser encarados. Geralmente têm solução, mas não é fácil achar. Dedicação faz a diferença!

Não pense você que é só colocar meia dúzia de prédios, fazer um código em meia hora e pronto... Tem-se o jogo. Quem dera! O game pode fechar sozinho por um erro obscuro ou uso de memória indevido (perdi quase um mês pra poder colocar ele no Android por isso); algum recurso pode depender de outro e não funciona enquanto o outro não for terminado; algumas coisas só se acha pagas, como para abrir a galeria de imagens do Android na seleção de skin (vou pagar por um script disso, economizando meses de dor de cabeça e pesquisa); etc. Fazer um jogo não é fazer um documento no Word.

Mesmo concentrando 99% do meu tempo no game, ainda sou um só e não posso fazer tudo. E não quero fazer parceria dividindo o jogo 50% com alguém, já expliquei isso em detalhes nesse vídeo. É um projeto pessoal, não é de nenhuma empresa nem de alguns amigos. Tretas acontecem, já vi vários projetos sendo cancelados por brigas entre os produtores, divergências, etc. Ainda mais envolvendo dinheiro. Já tive projetos meus que morreram por conta disso. Então optei por ir sozinho nessa.

Terei parceiros comerciais e de conteúdo? Sim! Não vou e não estou fazendo tudo sozinho. Terceirizo algumas coisas como os prédios, comprados na Asset Store... Os ônibus, pagando modeladores BR que já fizeram ótimos modelos pro OMSI... Mas o comando do game não será dividido. Talvez ele vire projetos maiores com sócios ou parceiros no futuro, não nego... Mas não a base inicial. Esse jogo jamais vai ser cancelado por divergências entre os autores. Só vai ser cancelado se algo de muito grave ocorrer, como problemas de saúde (ninguém está isento) ou de força maior. As parcerias serão não-exclusivas, e todos os modelos adquiridos ou encomendados serão royalty-free (pago uma vez, uso quantas quiser ou precisar sem precisar pagar de novo nem dividir potenciais lucros).

Portanto, peço que compreendam e respeitem a decisão. Colisão, chuva, noite. NÃO VAI ROLAR TÃO CEDO. Vou trabalhar MESES para ter estes recursos legais no jogo.

A colisão parece simples mas não é não: o tráfego precisa estar inteligente para jamais bater no jogador por engano, como ocorre em vários jogos. Prefiro deixar sem até ter o tráfego completo... E ter o tráfego completo levará meses e mais meses de programação exclusiva pro tráfego. Fora que, particularmente, não acho essencial. Joguei OMSI a vida toda sem colisão por conta dos bugs dos mapas... É só fazer de conta que tem, na vida real ninguém dirige carro ou ônibus pensando em bater no da frente. É um jogo de simulação de ônibus. Jogue sem bater.

Até lá, vou trabalhando no essencial que considero viável a curto prazo, para ter o jogo realista, algo concreto, fora do âmbito dos sonhos.

Ao ver alguém pedir um destes três recursos, fique à vontade para mandar este link :)

Se você curte a proposta, considere fazer uma doação ao projeto. Ajuda demais. Todos os meus centavos que posso coloco no jogo, como falei, deixei de viver, literalmente, para me focar no jogo. Sem baladas, bens caros, celulares da moda, etc. Cada centavo que economizo coloco no jogo para comprar objetos, prédios, cenários, scripts prontos que agilizam algumas coisas... Enquanto me foco no que me interessa: a programação fundamental, os ônibus, terminais, a estrutura do game.

Eu não tenho ambição para tornar ele o melhor jogo do mundo. Mas é algo feito com paixão, com amor. Não por dinheiro. Se o game render algo um dia, será consequência do trabalho. E grande parte da renda gerada será reinvestida no próprio jogo, trazendo mais recursos ainda. Se fosse rico, eu pausaria minha vida para fazer o suporte a mods (teria que ter recursos para me manter por uns dois anos contínuos, é difícil). Quem sabe uma hora.

Se curtiu, leia e faça sua colaboração:
http://blog.brtsimulator.com/2016/09/crowdfunding.html

Não se sinta obrigado a pagar. O game é free to play. Eventualmente ele vai ter algum recurso apenas para os colaboradores ou usuários pagantes. Ao pagar, tenha em mente que ainda não é uma compra. O jogo não está pronto. É um patrocínio, um apoio para um projeto brasileiro bem diferente. Naturalmente, os colaboradores receberão o jogo quando completo sem ter que pagar de novo ;)

Toda a renda é usada para comprar modelos ou scripts da Asset Store, ônibus bem modelados ou hardware.

É isso! Agora dá licença que preciso voltar a modelar, gastei um tempão escrevendo este texto rs. Espero que ele tenha respondido às perguntas sobre porque não tem colisão, chuva ou noite.

24 comentários:

  1. É muito raro encontrar alguem que faz algo por amor e paixão.
    Meus parabéns e força pra continuar no projeto. Fique com deus.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Poxa eu não sei criar que droga me ajude. Por favor?

    ResponderExcluir
  4. Só adianta o BRT do rio, só o ônibus msm pfvr 😍😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  5. Tem que ter ônibus via articulado

    ResponderExcluir
  6. Pode pode fazer um autocarro de portugal

    ResponderExcluir
  7. depois q lança o jogo quero ver as dlc de mapas do rio de janeiro zona oeste e zona sul e
    onibus tb

    ResponderExcluir
  8. Coloca uns ônibus de viagens e mais linha

    ResponderExcluir
  9. Morada de Bethânia terminal de campo grande 909

    ResponderExcluir
  10. 131 Koroğlu mt/s Maştağa çileger

    ResponderExcluir