quinta-feira, 16 de março de 2017

Como colocar muitos passageiros sem pesar?

SOBRE OS BUGS DOS PASSAGEIROS + DESEMPENHO

Estou tentando arrumar as animações dos passageiros, mas ainda não consegui... Preciso pausar um pouco e estudar mais sobre o Animator e as transações de animações na Unity. Essa parte não manjo nada nada...

Então vai demorar alguns (ou vários) dias para consertar os bugs das animações: quando começam a andar se arrastam um pouco; e também os que descem "sentados" (depois que sentam não revertem para a animação em pé).

Certamente isso vai ser corrigido, mas preciso dar um tempo para estudar melhor como ajeitar. Se eu não conseguir arrumar a tempo, na próxima atualização vou colocar um aviso, já que quem chega pela primeira vez ao app estranha demais :p

Quanto ao game ter ficado mais pesado nesta atualização... é porque ficou com mais passageiros. Não tem jeito, nenhum game de ônibus da Play Store tem tanto passageiro como esse!

Eu preciso mudar a função de desembarque. Ao rodar com uma porcentagem menor de passageiros, eles precisam descer mais rápido, para "liberar" uma vaga para os próximos aparecerem nos pontos.

Analisando pelo Profiler (ferramenta da Unity), o código adicionado nos passageiros não pesa praticamente nada (ele só roda pra checar se tem porta de entrada ou saída aberta, basicamente). O peso está nos modelos animados mesmo. Creio que se colocar modelos mais leves, o que vou fazer em breve, vai dar um alívio mas não tanto. O ônibus lotado com mais de 30 pessoas e umas 15, 20 nos pontos... Pesa, não tem jeito!

Vou alterar as funcionalidades para trabalhar com no máximo uns 15 ou 20 passageiros, deixando o ônibus mais vazio.

Outra ideia que tomará mais tempo é... Editar modelo por modelo dos humanos, fazendo modelos estáticos na posição parado e sentado. Assim o boneco seria trocado durante o jogo: a versão animada seria usada apenas quando eles andam. Depois de sentar seriam um objeto estático, como uma árvore ou prédio, sendo beeeeem mais leve para processar/renderizar.

Isso provavelmente vai levar umas boas semanas para ficar pronto, porque precisarei editar todos os bonecos e fazer o sistema de alternação. Assim que eu comprar o pack de pessoas low poly vou trabalhar nessa ideia. Acredito que dará para rodar com o ônibus bem cheio sem pesar, porque de fato o que mais pesa ali é o mesh renderer animado dos passageiros.

Para cada problema, uma solução a ser estudada! Quero um jogo cheio de pessoas no ônibus, vou batalhar para ter isso.

19 comentários:

  1. Poderia colocar cobrador mais terminais e o motorista sair do ônibus colocar terminal parque dom pedro

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. O jogo não esta pronto vai demorar pra ter ônibus novo!!

      Excluir
  3. Tenta trazer micro ônibus & Ônibus guincho

    ResponderExcluir
  4. Poderia ter cadeirantes para pegar em alguns pontos

    ResponderExcluir
  5. Poderia também ter o Caio apache vip novo acho ele bem divertido também

    ResponderExcluir
  6. Poderia parar outros ônibus nos pontos também

    ResponderExcluir
  7. Poderia ter horário pra sair e pra chegar pra ficar bem mais realístico
    Mais o jogo está muito top mesmo

    ResponderExcluir
  8. Boa noite eu quero uma versão mais atual no meu jogo protondus vip2

    ResponderExcluir
  9. Eu quero uma Scania baixada no portão próton bus
    Quero ver masha e o rolê no proton bus

    ResponderExcluir