terça-feira, 28 de março de 2017

Cronograma de desenvolvimento

Compartilho aqui um documento sobre o desenvolvimento do jogo, interessante para os fãs mais engajados.

O game é um projeto de um cara só, por isso é normal andar meio devagar e ter algumas pausas. De agosto de 2016 pra frente dei uma acelerada, me isolando de tudo para focar exclusivamente neste projeto. Os resultados foram bem visíveis! O jogo começou a se tornar realidade, saindo do âmbito dos sonhos.

A versão Android se tornou a prioritária por facilitar a expansão e fundação do jogo - se fosse para PC primeiro, eu não teria recursos e o game não teria a visibilidade que anda tendo.

A versão PC deve demorar bem mais para ser concluída, como estipulei lá no início. Este é um projeto para alguns anos, não meses.

Fases vagas:

2013
* Estudos vagos

2014
* Primeiras experiências na Unity com JS
* Teste com o Mondego 15m

2015
* Recomeço do zero em C#
* Definições mais concretas
* Início do sistema de tráfego AI
* Testes fechados entre amigos

2016
* Aprimoramentos no tráfego
* Teste privado no Android (fracasso por conta do desempenho baixo)

Fases comprometidas:

Meio de 2016
* Retomada do projeto, com dedicação em tempo quase integral
* Avanços radicais na otimização, sistema de ativação de objetos distantes
* Avanços consideráveis no tráfego, com pedestres e semáforos básicos
* Início do sistema de passageiros
* Avanços marcantes nas animações internas do ônibus
* Avanços consideráveis nos sons do ônibus
* Avanços consideráveis na física do ônibus
* Testes com articulado (sem animação da sanfona)
* Trabalho no alpha 1 para PC
* Trabalho nos modelos 3D (PBC, Mondego…)

Janeiro de 2017
* Trabalho em mais modelos
* Preparação para o Android
* Avanços consideráveis no tráfego (semáforos de várias fases, início da colisão, etc)
* Avanços no desempenho (desativação do mesh renderer distante do jogador, não do objeto completo)

Fevereiro de 2017
* Testes públicos no Android com o nome Proton
* Avanços diversos na otimização (pool de objetos)
* Versão beta pública decidida: agora vai!

Março de 2017
* Avanços radicais no sistema de passageiros (embarque e desembarque)
* Avanços radicais na otimização (troca dos shaders)
* Programação do carregamento da interface e mapa, viabilizando futuros ônibus e mapas variados, isolamento de vários códigos
* Mods de skins
* Mods de letreiros
* Interface mais organizada

Em andamento… próximos passos

* Controles mobile
* Mais ajustes, otimização, etc
* Definição do cenário do mapa inicial, com mais detalhes e linhas
* Preparação do mapa estilo Expresso Tiradentes

Fase 2 (quase lá… data estimada: maio/junho de 2017)

* Inclusão dos próximos ônibus
* Criação de mais rotas
* Aquisição de mais ônibus
* Mais animações, otimizações
* Mais mapas variados

Fase 3 (sem data prevista, pode ser paralela à fase 2 ou ficar para 2018)

* Definição do sistema de noite
* Colisões
* Chuva e clima
* Versão PC? (dependerá dos recursos e tempo)

Fase 4 (somente será viável com tempo e dinheiro, caso o game se torne auto sustentável ou receba patrocínio)

* Mods de ônibus?
* Mapa real de SP?

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Parabéns Marcos !
    EXPRESSO TIRADENTES Já Estou Ansioso
    Acho que vai ser demorado e trabalhoso de mais ...
    Espero o tempo necessário !
    Vou tentar ser patrocinador não tenho cartão KKKK

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  3. Futuramente vamos poder criar nosso próprio mapa ?

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