terça-feira, 28 de março de 2017

O processo de criação dos mapas do jogo

Um pouco dos bastidores...

Resumindo: uma rota não muito longa leva alguns dias, uma rota longa algumas semanas e uma rota real pode levar anos para ser construída. Por isso a maioria dos simuladores têm rotas fictícias (BCCS, Bus Simulator 2012 e 16, etc). Os que têm rotas reais têm poucas linhas (OMSI, CBS New York). Os mapas reais pro OMSI têm poucas linhas e quase sempre são pagos...

Se um dia eu for fazer rotas reais não terá como ser diferente. Inicialmente *todas* serão fictícias.

As etapas da construção de uma nova linha de ônibus no jogo


Modelagem de ruas
Parte bem demorada, dependendo da complexidade das vias desejadas. Pode levar dias (ruas genéricas fictícias) como semanas (ruas que lembram vias reais) como meses ou anos (rotas reais). Por isso o game não terá linhas reais tão cedo. Só farei rotas reais quando estiver estabilizado em questão de tempo e dinheiro.

Montagem das ruas
Demora menos tendo as ruas prontas, mas ainda exige um tempo considerável. Aqui as peças são encaixadas da forma como vão ficar no mapa.

Demarcação do tráfego 
É sem dúvida uma das piores partes, especialmente para curvas. A cada 10 ou 20 metros tem que ter um ponto, nas curvas eles devem ficar mais próximos, sendo um monte de pontos. Em cada faixa. Em cada sentido. Uma rota de 5km pode levar mais de três horas pra ajeitar. Uma rota de 5km com várias faixas na pista pode levar várias horas. Uma rota de 5km com várias faixas e várias curvas pode levar dias.

Configuração dos semáforos 
Uma vez programados, não é difícil. Só chato mesmo. Alguns cruzamentos podem ter semáforos embutidos, mas nem todos. Para configurações mais comuns (cruzamentos de duas ruas formando um sinal de mais) é bem rápido. Naturalmente, quanto mais cruzamentos, maior o tempo necessário.

Colocação de cenário básico 
Parte demorada e desgastante. No beta é feita mais rápida sem tanta precisão. Dá pra curtir mas não é o ideal. Os prédios ficam “jogados” nas proximidades das ruas, dando mais atenção aos cruzamentos e pontos finais. O ideal é posicionar um por um, lado a lado. 1km bem detalhado de cenário fictício pode levar alguns dias. 1km de cenário real pode levar meses, por conta dos objetos exclusivos.

Colocação de cenário de detalhe
Itens como árvores, postes de iluminação, bueiros, lombadas. Normalmente não demora tanto como a colocação dos prédios, já que são mais espaçados. Mas demora também.

Colocação dos pontos de ônibus 
Demora razoável dependendo da quantidade de pontos. Mas geralmente é rápido. Além do ponto visível há o objeto onde o ônibus para e o objeto que carrega as pessoas. Precisam estar sincronizados.

Configuração das setas e GPS 
Parte fácil para linhas curtas, demorada para linhas longas. Linhas com curvas dificultam mais a marcação do GPS, que tem pontos para desenhar a linha, assim como o tráfego.

Colocação dos pontos de entrada no mapa
Parte fácil, cada linha geralmente tem dois pontos desses (as circulares só têm um).

Inclusão no menu do jogo 
Parte mais rápida, basta alterar o código adicionando o nome do ponto de entrada, para que apareça na lista.

Criação do letreiro 
Parte fácil, bastando fazer as imagens e colocar na pasta.

Testes
Uma das partes mais gostosas e ao mesmo tempo mais chatas: é maravilhoso ver a rota funcionando. Mas é demorado e cansativo ter que fazer a ida e volta várias vezes atrás de erros. Os testes tomam várias horas, podendo facilmente tomar semanas inteiras.

13 comentários:

  1. Cara tem que dar uma arrumada no volante,não ta sincronizado.gira lentamente mas o ônibus faz as curvas muito rápido. Muito difícil de manter o veiculo em uma faixa so. Outra coisa é a aceleração,não ta legal. Parece que a gente acelera uma vez e fica.parece que ta no motorista automático.gostei muito do jogo e gostaria dessas melhorias

    Daniel de Oliveira marques

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Daniel de Oliveira, esse sem dúvida é um jogo excelente, mas precisam suavizar o volante do busão no teclado do pc ou android!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu gostaria de ajudar com algumas linhas reais, se possível, joguei o jogo e fiquei muito feliz pela réplica PERFEITA do Metrô Carrão, sou motorista de ônibus daqui da Zona Leste, eu fazia uma linha de 14 kilômetros (Linha 4013 ,ida e volta somados) e agora estou em uma de 9,5 kilômetros (Linha 4015),caso interesse algum tipo de ajuda nesse sentido, eu ficaria feliz em ajudar ,me responda aqui no fórum...

    ResponderExcluir
  5. faz do RIO DE JANEIRO PELO MENOS 1 VEZ

    ResponderExcluir