terça-feira, 27 de março de 2018

Lista de bugs e recursos


Compartilho aqui uma lista de bugs e tarefas que tenho para o projeto. Esta lista é resumida, em detalhes há mais de 500 itens... Algumas coisas levarão bastante tempo, lembrando que o jogo tem alguns anos de desenvolvimento pela frente (entre 2 a 4, ou mais, se precisar).

Lista sujeita a alterações sem aviso prévio, é provável que algumas coisas citadas serão substituídas por outras depois.

Estas mudanças devem ocorrer de 1 a 3, 4 anos ou mais. Não espere tudo em 2018 nem 2019 não. Só depois de programar toda essa base é que darei atenção aos mapas definitivos realistas que pretendo ;)
  • Os automáticos estão rebaixados na dianteira (bug já identificado no centro da massa)
  • Passageiros se mexendo quando parados (indesejável, tem que desativar como era antes)
  • Posicionamento 3D dos sons, e redução de volume (setas, portas etc)
  • Fundo do T07 interno e pés dos bancos faltando no VIP4 (virão quando forem animados)
  • Passageiros com as costas para trás dos bancos (TGV e outros)
  • Skins não aparecem em alguns ônibus do tráfego ou estacionados (ficam brancos)
  • Android: ao voltar das telas de opções às vezes não salva (bug reproduzido porém não identificado, só vi no Moto G1, nos mais novos não deu aqui... parece treta de desempenho)
  • Bug gráfico na GPU Mali T830-MP2 (J7 Prime e similares, bug bem louco e difícil de achar o que causou =/)
  • Reduzir uso do GC.Collect nas funções das luzes dos ônibus (meta/sonho: zerar o GC um dia)
  • Som de freio raspando às vezes toca em momentos inadequados
  • Embreagem desregulada em todos os manuais (vai demorar até entender/estabilizar, recomendo jogar sem embreagem)
  • Fumaça do escape: configurar cor por ônibus (mais novos = mais fraca)
  • Passageiros que travam na porta do meio ao ficar um de frente pro outro (bug difícil de resolver, é mais perceptível na porta do meio)
  • Passageiros devem ir pra calçada depois de descer e continuarem caminhando (depende de infraestrutura na via)
  • Passageiros devem parar pro ônibus do jogador passar nas faixas/cruzamentos (colisor frontal talvez)
  • Articulado no tráfego (com possibilidade de carretas etc...? Talvez dependerá do tráfego com física, pode demorar muito)
  • Melhor deteção do tráfego caso o jogador esteja perto (otimizar vendo a distância, usar triggers na dianteira, impedindo que o ônibus entre na curva por cima do ônibus do jogador... uma esfera grande na dianteira deve resolver)
  • Suavizar freagem e aceleração do tráfego
  • Opção para não desligar a seta automaticamente
  • Suporte a controles de volante baratos (talvez uma opção de inverter valores nos pedais deve resolver)
  • Suporte a controles de joystick no PC e Android
  • Câmera livre no Android
  • Ciclo dia noite no Android (complexidade pelo peso e intregração com as demais áreas)
  • Relógios no cenário
  • Temperatura simulada (para o relógio estilo SP)
  • Controle de ar condicionado funcional nos ônibus (aumentar/reduzir, passageiros reclamando etc)
  • Efeitos gráficos no Android (não sei se vai funcionar bem, é só pra aparelhos tops)
  • Trocar sons dos carros do tráfego para algo melhor (mais variações = mais RAM, ir com cautela)
  • Boneco do cobrador aleatório (randomizar motorista também, quem sabe)
  • Mais passageiros na versão PC (de 100 a 1000 bonecos diferentes)
  • Mais carros na versão PC (de 50 a 1000 veículos diferentes)
  • Otimizar função Update dos objetos repetidos, pessoas, carros, passageiros (chamando um só pra tirar o overhead dos updates)
  • Outros ônibus estacionados e no tráfego, configuração para skin individual neles aleatória (futuramente será por linha... talvez a configuração será feita via arquivo na pasta, é muita tela para criar)
  • Carros estacionados na faixa exclusiva no sentido contra fluxo
  • Taxistas no corredor e em faixas exclusivas
  • Velocidade mais alta para polícia e ambulância (sonho inatingível a curto prazo: ultrapassagem)
  • Ônibus quebrado no caminho, para pegar os passageiros deles (e às vezes não, só quebrado mesmo)
  • Sons de veículos do tráfego (polícia, ambulância, bombeiro, carro do ovo, pamonha, churros, gás, etc)
  • Colisão básica no tráfego (complexa para evitar acidentes causados pelo AI)
  • Tráfego mais realista com física (colisões nas rodas, giro suave etc)
  • Ônibus parando nos pontos e pegando passageiros (depende do tráfego estável nas curvas)
  • Ônibus fazendo rotas específicas (com letreiro e tal)
  • Opção de GPS no painel (útil na versão PC, já que a tela do Android tem os montes de controles mesmo)
  • Opções de letreiros digitáveis e/ou mais fases (não prioritário, prefiro que aprendam a usar as pastas)
  • Opção para inserir letreiro pelo número, sem precisar passar por todos (provavelmente terá um painel próprio do Proton para isso, alternando os personalizados e os do mapa)
  • Ônibus e carros que somem na junção dos terrenos na Radial/Aricanduva (simples na teoria, na prática continuou bugado)
  • Opção para passar todos os letreiros do mapa pelo controle no ônibus
  • Opção de rolar letreiro de lona, quem sabe (vai ser difícil, não é prioritário)
  • Melhorias locais no mapa Aricanduva (áreas faltando prédios, muros, passarelas, aumentar a qualidade)
  • Mais detalhes no Aricanduva (bancas, postes com fios, lixos, passarelas etc)
  • Calçada vazada na guia no Metrô Carrão
  • Asfalto molhado em mais mapas (complexo, cada um foi feito de um jeito e o piso de um não pega no outro)
  • Seta indicativa no GPS em curvas antecipadas (na entrada do Carrão)
  • Garagem decente no Aricanduva
  • Estudar uma ligação de um mapa no outro com tela de carregamento (segurar o ônibus com quem estiver dentro e colocar no outro mapa)
  • Opção de alterar o destino ao chegar no final, com tela perguntando ou aviso discreto (caso a linha tenha rota de volta, sugerir inverter TS-TP)
  • Tentativa no PC: ligar um mapa no outro no modo contínuo, ignorando o tamanho dos tiles, com distância personalizada na desativação (já que serão maiores do que 3km2).
  • Animais no mapa Longeee e em áreas adequadas (peso++)
  • Pequenos mapas de desafios (curvas na neve, balizas etc)
  • Analisar possibilidade de embarque traseiro sem passar na catraca, para terminais e áreas de pré embarque (não prioritário, dará um trabalhão fazer para todos os ônibus por conta dos caminhos)
  • Vozes dos passageiros: reclamar em curvas e subidas na calçada (detectar variações bruscas de altura entre um frame e outro... pode dar zica em baixos fps)
  • Vozes dos passageiros: editar e incluir as que estão salvas aguardando (processo demorado)
  • Refatorar scripts de controle, unificando todos eles (deixar um controlador só, com câmera, tráfego, passageiros, pools diversos etc... ou não!)
  • Isolar pool de carros e pessoas do mapa, para carregar no início do jogo e reaproveitar depois (reduzirá o tempo de loading com cenas persistentes, sem ter que carregar todos os carros de novo na abertura do mapa, por exemplo)
  • Versão PC: mapa de teste com o City Scape (ideal pro Expresso Tiradentes)
  • Mais árvores 3D detalhadas, configurar no Aricanduva
  • Talvez unir o mapa do Term Shaze ao mapa continuo (ele usaria 2 tiles só... o do corredor fica inviável pela falta de cruzamentos e forma de construção das peças)
  • Mapa do Expresso Tiradentes
  • Mapa conceito com o BRT da Radial
  • Sistema de mods dos ônibus (complexo, o tempo total será variável...)
  • Gerador de strings para as placas dos carros (RAM++, pode ser dispensável)
  • Em pontos finais, terminais etc os passageiros não devem reclamar de velocidade lenta.
  • Pedestres: randomizar um pouco para lá ou para cá, um certo raio dos waypoints originais... Para dar maior dinamismo nos movimentos. E então fazer no caminho inverso também.

13 comentários:

  1. Parabéns Marcos Pelo o Jogo mas o que eu acho que seria muito bom vim mais rápido que esta nesta lista e
    - Ciclo dia noite
    - Outros ônibus no trafego
    - Junção dos mapas
    - Garagem decente

    Com isso da para ficar de boa sem atualização 2, 3 meses

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  2. Também deveriam adicionar opções de escolher o chassi do ônibus, escolher quantas portas a pessoa pode colocar,Também trocar os bancos ou customizar os bancos

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    1. Amigo hahahah,isso vai ser quase impossível, e nem no OMSI tem isso kkkk,se lançar no Proton,vai ser daqui a 15 anos haha

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  3. Marcos, no mapa do polo industrial tem pontos que não tem passageiros, independente da linha que a gente escolhe. Eu também criei uma linha nova lá que contempla um trecho que as outras linhas não passam. A entrada do terminal oeste está muito estranha. Não tem ônibus estacionado lá, como tinha antes. Na hora de sair do terminal, não é possível visualizar se tem carro ou ônibus passando para evitar choque.No ônibus VIP 4, além dos problemas citados, a porta traseira quando abre ou fecha, ela fica atravessando o banco. No mapa corredor, a rua que dá acesso ao parque Próton pode ser estendida até a avenida do corredor, em mão única, possibilitando a criação de uma nova linha "Parque Próton - Terminal Shaze". Futuramente possibilitar a personalização do motorista e do cobrador, mudando a aparência dele, o uniforme com o logo da empresa virtual do jogador, etc. .

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  4. Ei, precisa de modeladores ? sei mexer um pouco com Blender, se precisar, só entrar em contato estarei sempre disponivel.

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  5. Meu aparelho é um MOTO X4 e ele roda todos os jogos da playstore no ultra/alto, no proton ele fica um pouco lagadinho no alto, fica em torno de 25 , 20 , 19 fps, alem das sombras ficarem muito "quadradas". se der tenta dar uma suavisada nessas sombras, e deixar um pouco mais leve.
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    *quando for pensar em criar outro mapa * : seria legal um mapa do capão redondo, da pra pegar de base várias linhas nele.

    - parabéns pelo jogo, está ficando cada dia melhor :)

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  6. oi marcos porfavor lança proton bus tablet vai ter torino 2007 volvo b270f euro 5 e euro 3 e volksbus 17-230 eod e od

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  7. seu dispositivo não compativer com esta versão seu jogo blz no tablet

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  8. minha sugestão é a sincronização do velocimetro dos ônibus, primcipalmente os automaticos.

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  9. Olá Marcos. Tudo bem? Sou um entusiasta do jogo e estou muito feliz de poder usá - lo. E vejo que sua meta de 500 itens transformará o game no mais completo simulador de bus já visto. Mas, penso que, o uso do Joystick popularizaria muito mais a plataforma, já que os padrões de volante G27 são caros. Usar os Botões do Controle do XBox, por exemplo, transformariam a esperiencia em algo muito mais realista já de primeira vista em relação a jogabilidade. Em breve me tornarei um colaborador. Muito Obrigado e PARABÉNS.

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  10. Olá,eu acho legal colocar também fiscal de linha, para ter hora certa de chegar nos terminais e multas de trânsito e colocar colisão real, as vezes eu bato o ônibus e não acontece nada.

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