sábado, 7 de abril de 2018

Erro DX11 could not switch resolution (800x600 fs=1 hz=0)

Algumas pessoas enfrentaram este erro ao abrir o jogo no Windows:

Switching to resolution 800x600 failed, trying lower one
Switching to resolution 800x600 failed, trying lower one
All resolution switches have failed
Screen: DX11 could not switch resolution (800x600 fs=1 hz=0) 

Pesquisando na web vi este erro é comum em outros jogos, não é algo específico do Proton. No meu PC não aconteceu, mas seguindo relatos de outros jogadores que passaram por isso em outros jogos, vale fazer estas tentativas:

Use outra API gráfica


  • A versão PC para Windows é oferecida com outras APIs gráficas suportadas pela Unity. O ideal na plataforma é se manter no DirectX, mas se o problema persistir, experimente usar o Vulkan ou OpenGL (na pasta do jogo há atalhos para iniciar ele nesses modos). O Vulkan é suportado somente em placas de vídeo mais recentes, enquanto que o OpenGL funciona com muitas outras. Dependendo da placa de vídeo e/ou dos drivers, o jogo pode apresentar artefatos gráficos ou comportamento inesperado. Sempre mantenha seus drivers de vídeo atualizados, bem como o sistema operacional. Experimente os atalhos que vieram na pasta para ver qual funciona melhor no seu computador.

Rode no modo janela

  • Outra tentativa é marcar o modo Windowed na primeira tela do jogo, aí ele roda em modo janela (pode ser maximizada).


Tentativa no Windows 7:

  • Certifique-se de ter o Windows e os drivers de vídeo atualizados.
    Seu Windows é atualizado? As versões mais velhas podem ter problemas que já foram solucionados nas mais novas, veja no Windows Update se está tudo em dia. Vi em alguns fóruns o pessoal recomendando esta atualização da Microsoft caso use o Windows 7:
    https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=36805

Alternativa que talvez pegue:

Na primeira tela de seleção do jogo, marque o modo Windowed (janela). O jogo não abrirá em tela cheia assim, mas talvez pelo menos abra. Você pode maximizar a janela ou redimensioná-la livremente.

Tentativa mais fácil:
  • Clique com o botão direito no ícone do jogo, vá em Propriedades, aba Compatibilidade, e marque a opção Desabilitar otimizações de tela inteira:


    Será necessário fazer isso de novo caso você baixe uma atualização do jogo ou extraia ele novamente depois.

Tentativa com placa de vídeo da Nvidia:
  • Abra o painel de controle da Nvidia clicando com o botão direito na área de trabalho, depois vá em Monitor > Ajustar o tamanho e a posição da área de trabalho > Marque o item Sem Escala, clique no botão Aplicar... E tente abrir o jogo novamente. Veja na imagem:

  • Outra tentativa é marcar também a opção "Substituir o modo de escala definido por jogos e programas" na mesma tela acima.


É bom notar que o Proton Bus requer uma placa de vídeo com suporte a DirectX 11 (exigências da engine). Ele não vai funcionar nas placas mais antigas que só aceitavam o DirectX 9, nem nas integradas muito fracas. Quem não tem placa de vídeo até consegue rodar o jogo se o processador tiver uma GPU integrada boa (os recentes têm), mas notebooks e PCs fracos de uns anos atrás podem sofrer mais ou nem conseguir abrir.

Outra tentativa é usar a API gráfica Vulkan, se suportada pela sua placa de vídeo. Nesse caso, para abrir o jogo use o atalho .bat que tem Vulkan no nome, ele estará próximo ao ícone dele. Aparecerá uma janela preta do prompt de comando mas é normal. Você pode usar o parâmetro -force-vulkan ao executável, se quiser criar um atalho personalizado desta forma. Note que dependendo da placa de vídeo o desempenho pode ser pior ou melhor, ou nem funcionar.

13 comentários:

  1. Infelizmente não consegui resolver, tem alguma outra maneira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambem não consegui resolver o problema :(

      Excluir
    2. Se conseguir resolver avisa, farei o mesmo.

      Excluir
    3. Atualizei o jogo incluindo a opção OpenGL, poderia testar ela, ou a Vulkan?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Meu problema continua vou de omsi mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualizei o jogo incluindo a opção OpenGL, poderia testar ela, ou a Vulkan?

      Excluir
  4. Respostas
    1. Atualizei o jogo incluindo a opção OpenGL, poderia testar ela, ou a Vulkan?

      Excluir
    2. Porque o Edson Oliveira Viana esse busão Ah tá da hora gostei muito ficou da hora a gente busão só falta sol se passa você falar que o busão tá atrasado Falta uma semana dá para o lança do jogo e apos fazer cinema também a polícia faz barulho na Rua da Hora

      Excluir
    3. Porque o Edson Oliveira Viana esse busão Ah tá da hora gostei muito ficou da hora a gente busão só falta sol se passa você falar que o busão tá atrasado Falta uma semana dá para o lança do jogo e apos fazer cinema também a polícia faz barulho na Rua da Hora

      Excluir
  5. Olá amigos do Blog Proton .
    Baixei a nova versão do Proton que é a versão Proton Bus 168 2014-04-14.
    Abri com o WinRAR e extrai na a area de trabalho do meu notebook.
    na hora de abrir o jogo ele abriu normal mas na hora de inciar o jogo aparece uma caixa de mensagem dizendo que a resolução 1024x600 que é recomendavel ao notebook nao abre.

    ResponderExcluir
  6. E o que eu não entendo é que antes dessa nova versao, as versões que eram antigas / nao recomendáveis abria normal o jogo .

    Peço ajuda aos amigos . Obg 1

    ResponderExcluir