sexta-feira, 11 de outubro de 2019

v229A: novo teste público para PC e Android

Esta versão está sendo finalizada para estabilização. Liberamos um teste aberto! Tem muuuitas mudanças, confira o texto abaixo e também os arquivos de atalhos que vem junto, caso use a versão PC. Ao longo das próximas semanas serão postados nossos novos mods que estão sendo finalizados (Mi4U, Mi BRT UDA, Mi2U entre outros). Os tutoriais de conversão serão atualizados gradualmente para a fase 2 dos mods, pedimos um pouco de paciência, vai demorar um pouco para ter tudo em português e inglês.



Depois que esta atualização for estabilizada trabalharemos no sistema de mods de mapas, com lançamento previsto para algum momento de 2020. Há muitos desafios na criação de mods de mapa para poderem ter carros, pedestres e passageiros, mas vamos encarar o que der. Veja um vídeo do produtor falando um pouco sobre isso: sobre mods de mapas no Proton Bus Simulator.

Vídeo do Marcos sobre esta atualização DE TESTE:
https://youtu.be/Q0sECmxMCA8

Bugs conhecidos mais significantes:
* Alguns carros não respeitam o novo colisor em mesh dos mods novos, isso será investigado

PBSU Windows de 64-bit:
GOOGLE DRIVE - MEDIAFIRE
A versão de 32-bit será postada somente depois da estabilização desta, em alguns dias/semanas. As versões Linux e Mac não têm previsão pois a Unity está crashando ao converter para elas =/

PBSU Android completo:
APK: GOOGLE DRIVE - MEDIAFIRE
OBB: GOOGLE DRIVE - MEDIAFIRE

PBSU Android lite:
APK: GOOGLE DRIVE - MEDIAFIRE
OBB: GOOGLE DRIVE - MEDIAFIRE

PBSR:
http://www.protonbus.blog/road/

Mod do MiBRT Scania (o nativo do jogo, porém convertido para mod):
https://www.mediafire.com/file/3cwe7p7l9nysmi8/PBSMOD_MIBRTS_V1.zip/file



Ele é um mod de exemplo para os conversores, vai com o blend livre para edições mantendo aquelas regras clássicas: SOMENTE MODS GRATUITOS, DANDO OS CRÉDITOS E LIBERANDO O 3D EDITÁVEL TAMBÉM. Agradecimentos ao Pedro Figueiredo, modelador dele.
Esse mod tem algumas animações da fase 2, como os vidros pra chuva, limpadores separados, controle do ar condicionado, etc. ELE SÓ FUNCIONA A PARTIR DESTA VERSÃO DO JOGO, nas anteriores não vai carregar direito. Os mods antigos continuam funcionando normalmente, mas os novos que fazem uso das coisas novas requerem o jogo atualizado.

Se não conseguir baixar por estar vendo no Facebook, faça isso: toque nos 3 pontos no topo à direita e clique em abrir no navegador, Chrome etc. Aí o download deve dar certo.

Se você não sabe instalar apk e obb, por favor, procure aprender em algum tutorial, veja as recomendações aqui e um vídeo tutorial mostrando como fazer. Vários testes são feitos assim, FORA DA GOOGLE PLAY, não é qualquer versão que pode ir pra lá. Talvez a atualização na Play Store demore mais por conta da exigência da plataforma em postar a versão de 64-bit (com o IL2CPP da Unity), que ficou mais pesada em alguns aparelhos. Estes apks do urbano aqui são de 32-bit com o Mono.

No arquivo da versão PC tem uma pasta com o MiBRTs convertido para mod porém ele está desatualizado, BAIXE O MIBRTs AQUI DA PÁGINA PARA PEGAR O MAIS RECENTE. Ele serve para permitir que os criadores de mods vejam como as coisas foram feitas, aproveitando a base como exemplo. Tem um PDF com o guia de conversão ainda não finalizado no pacote maior de PC, leia ele e explore o mod de exemplo para entender melhor como as coisas são feitas, enquanto os tutoriais gerais não ficam prontos. Vai levar várias semanas/meses para produzir a documentação, mas fuçando o pessoal se acerta.

IMPORTANTE: De agora em diante alguns recursos ficarão restritos apenas para os colaboradores! Nesses quase três anos só trouxemos coisas grátis, todos os nossos ônibus, rotas, recursos estavam grátis. Vamos incluir alguns recursos novos que serão exclusivos para os apoiadores, é graças a eles que o jogo conseguiu chegar até aqui :) Há uma opção no Android para liberar eles em troca de assistir mais anúncios, sem precisar pagar financeiramente. É uma opção promocional que você pode experimentar sem compromisso enquanto ela estiver ativa.
Mas não se preocupe: o jogo não vai ser totalmente pago, a versão gratuita continuará existindo, e terá muita coisa boa. Quase todos os nossos conteúdos e ônibus serão gratuitos, como já vinha sendo feito. Não queremos o dinheiro pelo dinheiro, só pague se gostar muito mesmo! Deixando um monte de coisas de graça você tem menos chances de se decepcionar com um projeto feito com baixo orçamento, já que pode experimentar por bastante tempo antes de decidir.

OFERTA POR TEMPO INDETERMINADO: Todo mundo que está colaborando na opção de R$ 99 está recebendo o acesso tanto ao PBSU como ao PBSR, levando os logins dos dois jogos!
Após pagar em um deles, envie o número do pedido seguindo as instruções que aparecem na tela do pagamento no jogo, ou pague pelos botões no www.protonbus.com.br.
Só envie o GPA por email no atendimento@viamep.com ou protonbusroad@viamep.com, não mande em NENHUM outro lugar! É um número confidencial, senão outra pessoa ativa no seu lugar e você fica sem! Essa opção vale para as versões de Android e PC, urbano e rodoviário. É mais vantajosa se você gosta bastante do projeto, e parcelando no cartão não vai pesar quase nada :)

-----------
Lista das principais alterações:

v229:

* Atualização da Unity para a 2018.4.10f1.
* Centenas de alterações internas! Refatoração de códigos, muitas correções, novas otimizações em áreas específicas e vários novos recursos.
* Mods de ônibus na fase 2! Agora os novos mods suportam várias animações dos nativos: vidros para chuva, limpadores, ar condicionado, janelas, botões, luzes nas portas e mais! A fase 2 dos mods de ônibus tomou boa parte do tempo de edição em 2019, por isso as atualizações foram mais demoradas. Agora que foi feito o recurso valerá por muitos anos à frente! Os tutoriais de conversão serão atualizados ao longo do tempo, bem como alguns novos mods serão lançados como exemplos para os criadores verem os novos comandos. Os conversores que não quiserem usar as novas animações podem pular elas, animando só com as antigas.
* Suporte a até 6 portas de cada lado, permitindo uma maior variedade de ônibus. Em decorrência do aumento do limite, os atalhos mudaram: para abrir do lado esquerdo agora é necessário pressionar o botão alternador. Atalho atual: F11. As portas de 1 a 6 são abertas com as teclas de F5 a F10, ou / * e - do teclado numérico, para as três primeiras.
* Botão para abrir todas as portas! Atalho atual: K.
* Suporte a biarticulados nos mods!
* Suporte a farol com luz diferente da antiga, incluindo ré (depende dos criadores de mods usarem ou não).
* Suporte a colisor personalizado nos mods, permitindo à engine física tratar melhor o corpo do veículo, especialmente na região frontal e nas áreas dos parachoques.
* Muitas otimizações no sistema de passageiros: agora as pessoas em pé e sentadas usarão um modelo estático, sem usar o Animator da Unity, evitando que a engine tenha que processar os códigos das animações. Provavelmente algumas pessoas poderão jogar com mais passageiros do que antes, em alguns aparelhos.
* Mais otimizações nos pedestres e passageiros: serão escondidos antes da distância máxima de visualização da câmera, mas a um ponto praticamente imperceptível em condições normais. Futuramente isto será feito com alguns objetos de cenário pequenos.
* Rebaixamento das plataformas do Terminal Monte da Rocha, evitando que os ônibus mais comuns raspem ali.
* Cruise control, o famoso piloto automático! Ao acioná-lo o ônibus acelera sozinho até a velocidade em que estava quando foi acionado, ideal para pegar rodovias! Ao frear ele é desativado por segurança, como na vida real. Atalho atual: X. Só funciona a partir de uma certa velocidade, não pega se for muito baixa.
* Limitador de velocidade manual, permitindo ter maior controle em áreas urbanas. Similar ao cruise control, só que limita (atalho atual: Z).
* Retarder! Disponível em alguns ônibus (não todos), ele permite frear ou reduzir a velocidade sem precisar usar o freio de serviço tradicional, evitando desgastes e proporcionando uma frenagem mais tranquila. Há o modo manual em que o nível do retarder pode ser aumentado ou diminuído, útil ao descer serras e ladeiras íngremes, e o automático, conjugado ao freio. Os atalhos atuais para o manual são Y para subir de nível e T para reduzir ou desativar. J ativa ou desativa o retarder conjugado ao pedal do freio, mas para que o automático funcione é bom usar um freio do tipo progressivo, como ao usar o mouse ou um volante com pedais reais. No teclado ou em controles bruscos ele vai ser ativado no nível máximo ao apertar o botão, o que pode não ser tão legal. Na barra de informações de velocidade e fps aparecerão ícones indicadores do retarder (tecla Menu, aquela geralmente entre Alt e CTRL da direita... ou ative na tela de ferramentas do F4, botão FPS).
* Bloqueio do diferencial! Isso permite tirar o ônibus de alguns atolamentos quando uma roda de tração gira em falso e outra está em contato com o solo. Ao ativar, dirija para a frente e depois desative, pois esta função não deve ser usada o tempo todo. Como na vida real, em alguns casos não tem jeito, mas ela ajuda na maioria dos atolamentos comuns. Este item não tem atalho porque é pouco usado, acesse pelo menu.
* As teclas CTRL, SHIFT e ALT eram usadas de forma livre em algumas ações do jogo: tanto fazia uma ou a outra. Agora foram reajustadas: ALT será usado para o menu da versão PC (segurando). CTRL é para clicar com o mouse nas coisas clicáveis do ônibus (botões, janelas etc), e SHIFT ficou para algumas ações menos utilizadas, incluindo o reposicionamento enquanto estiver na câmera livre (I). Desta forma o ônibus não será jogado de qualquer jeito apenas por apertar CTRL ou ALT.
* Barra de botões na versão PC, com botões um pouco mais inacessíveis no teclado, como as animações personalizadas que alguns mods suportam, limpador secundário, velocidade do limpador etc.
* A pasta de screenshots agora fica dentro da pasta de mods, mais acessível para o usuário!
* Screenshots em 360 graus! Apertando apenas P você tira um screenshot normal, e Alt + P um em 360. Ele pode ser postado em algumas redes sociais que aceitam o formato, como o Facebook.
* Melhor sensibilidade do controle em altas velocidades, dando um menor giro para as rodas dianteiras. Ative ou desative isso nas opções dos controles (a engrenagem no Android, ou o menu Alt - Controles - Sensibilidade, no PC). Em altas velocidades ficou um pouco melhor para controlar o ônibus, assim ele fará menos curvas porque as rodas vão estercer menos.
* Nova tela de opções unificada, com rolagem! Ficou mais acessível para usar em resoluções diversas, sem cortar alguns elementos como antes.
* Correções em algumas telas que não funcionavam na resolução 1024x768.
* Opção de raios e trovões adicionais, para quando estiver chovendo.
* Novo movimento da cabeça do motorista, respondendo melhor à aceleração e ao freio.
* Mais modelos de passageiros e pedestres! Atualmente ativando a opção para os completos serão carregadas até 40 pessoas diferentes, e marcando Extras, até 80! Quarenta homens e quarenta mulheres. Note que ao usar mais variações o jogo precisará de mais memória RAM.
* Correções no uso dos efeitos Sleek em conjunto com as luzes da noite dinâmicas no modo de gráficos simples.
* Opção experimental emergencial para GPUs integradas ou antigas: marcando a opção Vertex Lit na tela Extras, o jogo rodará usando uma renderização mais leve. Só que algumas luzes e outras coisas não funcionam com ela, é algo experimental que não sabemos se dará certo. O jogo requer um PC com placa de vídeo boa, não tem jeito, mas esta opção pode dar uma aliviada momentânea. Se marcar esta opção prefira jogar com os mods, pois os vidros dos nativos ficarão pretos.
* Algumas das novidades ficarão restritas aos colaboradores, afinal eles nos apoiaram para chegarmos até aqui! No Android está sendo oferecida uma campanha promocional para liberar estes recursos mediante a visualização de mais anúncios. Marcando a opção, os novos recursos ficarão liberados, só que o jogo irá passar mais propagandas. Não gostamos de lotar de propagandas mas é necessário um equilíbrio, isso permite que mais gente acesse os recursos de graça. Em condições normais os colaboradores não verão nenhuma dessas propagandas. Este recurso não está disponibilizado no PC, então alguns recursos ficarão restritos mesmo na versão gratuita.
* Agora é possível personalizar a pasta dos mods, tanto no Android como no PC! Fica melhor para colocar em outro HD ou partição. Altere isso no botão Mods da tela de entrada.
* Possibilidade de letreiros rolantes em alguns ônibus! Eles dependerão de cada criador de mod, não é tão simples deixar opcionais nos ônibus atuais porque envolve o mapeamento da texturas nas peças 3D. As imagens de letreiro para eles são scrollPanel1.png, scrollPanel2.png e scrollPanel3.png, elas são mais compridas (geralmente 2048x32 pixels). Aprenda mais no tutorial de letreiros e placas para o Proton Bus.
* Mods de mapa da fase 0! Essa fase experimental dos mapas não suporta passageiros nem carros, isso será estudado para vir na fase 1 dos mapas em 2020, se der certo. Mas agora já dá para usar os mods de mapa no PBSU ou PBSR, sem precisar daquele Core.

123 comentários:

  1. En versión 219pc no funciona los nuevos mod

    ResponderExcluir
  2. OLÁ EU QUERO A VERSÃO 229 PRA O ANDROID COMO JÁ SOU UM COLABORADOR DAA VERSÃO ANTIGA EU QUERO V229 PRA MEU ANDROID SEM SE TESTE DE APK LANÇADO NA PLAYS STORES MAS NO MEU CELULAR NÃO APARECER A VERSÃO COMPLETA NA PLAYS STORES SÓ A VERSÃO PBSU LITE MEU EMAIL CE95623@GMAIL.COM TANTO COM PBS E O PBSR EU ESQUECI A SENHA DOS DOIS EMAIL TEM COMO FAZ OUTRO GMAIL PRA EU PODER JOGAR ESSA V229 NO ANDROID EU QUERO UM RETORNO POR FAVOR MARCOS ELIAS MEU NOME É CARLOS EMERSON E O QUE VIRÁ NESSA V229

    ResponderExcluir
  3. POR FAVOR ME FAÇA ESSE GMAIL PRA O PBS E O PBSR POR FAVOR

    ResponderExcluir
  4. Quiero esa actualización para mi android,por favor.

    ResponderExcluir
  5. O jogo tá muito foda já pode manda pra PlayStore

    ResponderExcluir
  6. Parabéns essa atualização está toda demais, orgulho de ser colaborador do Jogo tão bom como está o pbs

    ResponderExcluir
  7. Vai saí que dia na play store??? Ta muito top lança logo ✌

    ResponderExcluir
  8. Noystudul&&"1356679589899790980;!
    Hkhuellkglfmrmufk.fndooolcocikcivkfmfloglflfkfikefkirukdniirnfnxkckcmkcici
    Klrmglgocimdkofmrltlcligorlglovoclllcl

    ResponderExcluir
  9. sera que algum dia sai mod com som zf do mondego ha

    ResponderExcluir
  10. Obrigado por disponibilizar pelo Google Drive. Bem mais rápido o download. Sucessos e progressos a você Marcos e aos seus projetos.

    ResponderExcluir
  11. Ano, está muito legal o simulador, a cada nova versão vem várias novidades e melhorias, me amarro nesse simulador e e espero que continue com esse excelente trabalho 😃

    ResponderExcluir
  12. E muito bom eu tobe jogo esse jogo bora jogar um olaine

    ResponderExcluir
  13. link para pc para atualizar nao esta funcionado.

    ResponderExcluir
  14. link para pc para atualizar nao esta funcionado do Google drive e do mediafire

    ResponderExcluir
  15. o link do Google Drive não está funcionando nem do mediafare

    ResponderExcluir
  16. Quanto sarà pronto Proton bus simulator 2020

    ResponderExcluir
  17. Porque alguns mods nao funcionam ou nem entram nesta nova versao?

    ResponderExcluir
  18. Parabéns Marcos, Muito sucesso pra você! Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom Parabéns Marcos,seu projeto vai muito longe

    ResponderExcluir
  20. por quê não saiu a versão 241 pra pc ainda, porque no android na play store ja atualizou pra v241

    ResponderExcluir
  21. Ola marcos como funciona esse negocio de arquivo .jar que esta no luga da obb ?

    ResponderExcluir
  22. Eu nao sei usar o game com esse tal de .jar

    ResponderExcluir
  23. Proton Bus Mods do Bus Simulation Channel

    ResponderExcluir
  24. Proton Bus Mods do Bus Simulation Channel

    ResponderExcluir
  25. Proton Bus Mods do Bus Simulation Channel

    ResponderExcluir
  26. ônibus eu amigo nada oi tudo bem boa tarde bom

    ResponderExcluir
  27. Where I find 32bit version? :-) Its great game but my tablet isn't so strong.
    Thank you.
    You doing great job. 😍

    ResponderExcluir
  28. Fui na academia brasileira

    ResponderExcluir
  29. Seria interessante se os ônibus do próprio jogo para se nas paradas de ônibus junto com agente

    ResponderExcluir
  30. Melhor simulador de ônibus que já joguei

    ResponderExcluir
  31. Não consigo jogar eu aperto para iniciar e o jogo trava

    ResponderExcluir
  32. Me destaco muito bem com esse jogo é com todos os transtransportes

    ResponderExcluir
  33. Jjjdjdjjejejfhtbrjufidiieeiekkdkeeknt 6bb
    0

    ResponderExcluir
  34. paulohenriquefilhodorei2020@gmail.com

    ResponderExcluir
  35. Galer
    Hehehe
    Hahaha
    Lololo
    JD
    Fjf
    F
    F
    V
    T
    Yb5
    H5bt
    H
    Htb
    Htb
    Htb
    5hb
    Thb
    Tbh
    Rbh
    Rvggv
    Rgv
    Rgv4
    Gr
    Gvr

    Vgfv
    Fv
    0
    0
    0
    0
    0

    0
    9
    9
    0
    0
    0
    0
    00
    0

    0
    0
    0
    0

    1
    1

    1
    1
    1
    1

    ResponderExcluir
  36. guilhermemendes2020rj@gmail.co https://open.spotify.com/track/40k6Z3mnbQZNwziwsajG1h?si=2TPQYRKpTAKHwek9KjMu_Qm

    ResponderExcluir