segunda-feira, 2 de setembro de 2019

EXPERIMENTAL - Mods de mapas no PBS!

OS MODS DE MAPA SÃO UM RECURSO FORTEMENTE EXPERIMENTAL, NÃO É GARANTIDO QUE DARÁ CERTO, VAMOS DESCOBRIR TESTANDO AO LONGO DE ALGUNS MESES. ELES NÃO VÃO SUPORTAR TUDO O QUE O JOGO SUPORTA TÃO CEDO NÃO, POIS TEM MUITAS OUTRAS COISAS PARA FAZER ANTES. SE FOR USAR, USE POR SUA CONTA E RISCO. DADO O RÓTULO EXPERIMENTAL, NÃO SERÃO ACEITAS RECLAMAÇÕES DO SISTEMA DE MODS DE MAPAS ATÉ QUE O RECURSO SEJA OFICIALIZADO.

AVISO: O MAPA INTEIRO É CARREGADO DE UMA VEZ, NÃO TEM DIVISÃO EM PEDAÇOS NESSE SISTEMA DE MODS (O QUE É BOM, PORQUE NÃO FICA TRAVANDO PRA CARREGAR NO MEIO DO CAMINHO). SERÃO POSTADAS DICAS COM AS MELHORES PRÁTICAS PARA DESEMPENHO DAQUI ALGUNS DIAS. NÃO FAÇA UM MAPA CHEIO DE RUAS PARA TODOS OS LADOS, DETALHE APENAS ONDE PASSA A LINHA. FAÇA MAPAS COM POUCAS ROTAS, APROVEITANDO OS TRECHOS EM COMUM, COM LEVES DERIVAÇÕES. SE FOR INICIAR UMA NOVA ROTA LONGA, CRIE UM NOVO TXT, APROVEITE A PASTA BASE E TEXTURAS, MAS MUDE A PASTA DOS MODELOS. ASSIM FICA MAIS LEVE.

Vídeo tutorial sobre o sistema de mapas:

https://www.youtube.com/watch?v=QSVCjyXvmUM&feature=youtu.be

Veja especialmente os primeiros 15 minutos, o restante pode pular se já entender de Blender. É necessário já estar habituado ao Blender, senão terá altas dificuldades. Se quiser aprender a modelar do zero, veja outros tutoriais antes. Os vídeos de conversão supõem que você já sabe o básico da interface do Blender, como aplicar texturas e materiais, etc.

Vídeos opcionais, apenas com informações: uma conversa do produtor - e uma pesquisa com o público.

Download do exemplo de mapa citado no vídeo:
https://drive.google.com/file/d/10ytuL1brH4yZJ_unxYi0ycORvhiargkU/view?usp=sharing

IMPORTANTE!
USE O BLENDER 2.79! As novas versões do Blender mudaram um monte de coisas, ele foi completamente reformulado. Para não ter problemas, ao lidar com o Proton Bus use o 2.79.
Download para seu sistema: https://download.blender.org/release/Blender2.79/
O msi é o instalador, o zip é sem instalador (roda da pasta).
DE PREFERÊNCIA O WINDOWS 64-BIT SE SEU SISTEMA SUPORTAR (O MAIS COMUM)

Download EXPERIMENTAL do jogo com suporte ao mod de mapa:
Esta não é uma atualização normal do jogo, pois pode ter bugado outras coisas temporariamente. É para o teste do sistema de mapas:

Windows 64-bit via Mediafire:
http://www.mediafire.com/file/6dm3htyti8421tt/ProtonBus224-Windows-64-2019-09-02.zip/file

Windows 64-bit via Google Drive:
https://drive.google.com/file/d/1XAlGAwiYFOTU49FtBGGDareD2MuPT8IM/view?usp=sharing

Windows 32-bit via Google Drive:
https://drive.google.com/file/d/1r_NWH1_9f__LTdMHpZ1LuEGPDMQ_T_M-/view?usp=sharing

Prefira a de 64-bit se seu sistema suportar. Esta versão é marcada como v224.

---
TESTE PROVISÓRIO PARA ANDROID
Apenas para os testadores de mapas e curiosos! Postamos um APK de teste diferenciado, entenda como um "apk vazado" dos nossos grupos privados, ele não deveria ir a público, mas o pessoal é ansioso então decidimos liberar.

Mediafire:
http://www.mediafire.com/file/p887gyskrlwf7te/pbscore224v4.apk/file

Google Drive:
https://drive.google.com/file/d/1vrXTCzDVcPawSXAtKXLgpjA-lQUQp8XU/view

ESTE APK NÃO TEM NENHUM ÔNIBUS NEM MAPA! ELE PODE SER INSTALADO LADO A LADO COM O PROTONBUS NORMAL, LITE OU O PBSR, ELE NÃO AFETA O JOGO JÁ INSTALADO POIS TEM OUTRO IDENTIFICADOR. ELE É IDENTIFICADO COMO "PROTON BUS CORE", OS DADOS FICAM NA PASTA
Android / data / com.viamep.protonbuscore / files
Coloque ao menos um mod de ônibus lá, e também um dos mapas (seja o de exemplo ou o que o pessoal está liberando). Por enquanto o jogo não compartilha as pastas de mods no celular por conta das permissões do sistema, estamos vendo um jeito de facilitar isso para economizar espaço. Futuramente os mods ficarão num lugar só e todos os "Protons" irão encontrá-los.

---

v224:

* Atualização da Unity para a 2018.4.6f1 (corrige vários bugs internos, esperamos que não traga novos!)
* Espelhos virtuais! Facilitam as manobras, especialmente nos ônibus onde não dá para ver o espelho direito muito bem. Ative individualmente para cada ônibus no botão de ferramentas > espelhos virtuais. É possível ativar só o esquerdo, só o direito ou ambos, e ainda marcar para aparecer só na ré. Importante: os espelhos virtuais só funcionam se os espelhos normais estiverem ativados nas opções do jogo. Ao mostrar os dois na tela ao mesmo tempo pode ficar mais pesado nos aparelhos fracos.
* Suporte experimental a mods de mapas simples! Este recurso EXPERIMENTAL não foi originalmente projetado para a primeira grande versão, devido sua enorme complexidade. Mas queremos muito fazer, mesmo que seja algo mais simples! Os mapas via mod não suportarão várias coisas durante a fase beta do jogo, é apenas um teste para ver se dá certo. O recurso poderá ser melhorado no futuro ou até mesmo removido do jogo, dependendo do andamento. Encare ele como um bônus extra, totalmente extra, sem nenhuma promessa ou garantia. O que vier é lucro. Todavia faremos o possível para manter e melhorar. Utilize nossos canais oficiais para se informar sobre como usar os mods.
* Unificação das telas de seleção de recursos nativos e mods (ônibus e mapas).

--------

Comandos especiais:

_gencol_
Peças com colisor (chão, muro etc)

_emissive_
Peças com textura sempre acesa (propagandas)

_transparent_
Peças com textura transparente (vidros)

Mais comandos serão adicionados ao longo do tempo. Por favor, confira o link relativo ao sistema de mods.

---------

IMPORTANTE, ALGUMAS DICAS DE OTIMIZAÇÃO:

  • NÃO FAÇA RUAS DE MUITOS QUILÔMETROS NUM MESH SÓ! É IDEAL QUE A CADA 100 A 300, 400 METROS, A PEÇA DA RUA SEJA DIVIDIDA EM UM NOVO OBJETO. MAS NÃO PRECISA DIVIDIR A CADA 50 METROS NÃO, PODE SER ENTRE 100 A 500, SÓ EVITE FAZER MODELOS MUITO GRANDES POIS PODEM BUGAR AS SOMBRAS OU NÃO APARECEREM NO JOGO.
  • SE UM MESH DETALHADO NÃO APARECER, VERIFIQUE O TANTO DE POLÍGONOS, HÁ UM LIMITE DE ALGUMAS DEZENAS DE MILHARES. SE FOR O CASO, DIVIDA A PEÇA EM DUAS, IGUAL O PESSOAL FAZ COM OS BANCOS E FERROS DOS ÔNIBUS.
  • SE POSSÍVEL USE POUCOS MATERIAIS E TEXTURAS. OTIMIZE AS TEXTURAS ANTES DE LANÇAR O MAPA PRO ANDROID, PODEM SER FEITAS DUAS VERSÕES, UMA COM TEXTURAS MAIORES PARA PC E OUTRA COM TEXTURAS MENORES PRO CELULAR.
  • PARA CORES SÓLIDAS, USE TEXTURAS PEQUENAS, TIPO 4X4 PIXELS. É UM DESPERDÍCIO CRIAR IMAGENS GRANDES COM COR LISA, SÓ OCUPA MEMÓRIA DE VÍDEO DESNECESSARIAMENTE.
  • PARA OBJETOS NOVOS, PREFIRA USAR TEXTURAS ATLAS/COMBINADAS, CASO ELES SE REPITAM EM VÁRIOS LUGARES DO MAPA. EVITE USAR MUITOS MATERIAIS NUM OBJETO POIS PODE PESAR NA RENDERIZAÇÃO.
  • PARA OBJETOS PEQUENOS POSICIONADOS PRÓXIMOS, PREFIRA FUNDI-LOS NUM SÓ, DESDE QUE USEM O MESMO MATERIAL (AGRUPE ALGUNS OBJETOS SIMILARES QUE ESTEJAM BEM PRÓXIMOS, MAS NÃO OS DISTANTES).


---------

DETALHES EXTRAS:
Ônibus de cenário e alguns detalhes mais pesados podem ser exportados com o nome "_det1" no final do arquivo, por exemplo, coisas_det1.3ds. Eles devem ficar na mesma pasta do mapa principal, porém tudo o que terminar com _det1.3ds só será carregado se o jogador marcar a opção de detalhes extras. Isso permite que uma versão simplificada do mapa rode em mais celulares. Não se esqueça de otimizar as texturas para o celular.
Você pode usar blends separados, ou então camadas, exportando somente a seleção (para filtrar o que é normal e o que é extra). Aí vai da organização de cada um.
O "_det1" deve ficar no nome do arquivo, não do objeto!


MAIS VÍDEOS:
Muitas dicas de Blender num vídeo informal criando um cenário básico:
https://youtu.be/YnUnTqUmGI0


NUNCA CONVERTA UM MOD SEM AUTORIZAÇÃO, pergunte aos autores antes, e sempre cite os créditos! Não use arquivos de imagem ou som de nenhum outro jogo. Pessoas que violam isso poderão ser banidas dos grupos maiores. Antes de compartilhar o mod revise o arquivo de créditos na pasta dele. Evite problemas para você e para os jogadores.
LEMBRE-SE QUE OS MODS NAS FASES INICIAIS NÃO SÃO "PROTEGIDOS", AO FAZER MOD VOCÊ ESTÁ CIENTE QUE OUTRAS PESSOAS PODERÃO MODIFICÁ-LOS TAMBÉM. Esperamos respeito de todos com os mods alheios, mas sempre tem os foras da lei, né?

Plugin do Blender alterado para exportar (arquivo do Blender 2.79):
http://proton.viamep.com/coisas/export_3ds_protonbus_blender279.zip
TUTORIAL DE COMO ALTERAR O PLUGIN: https://youtu.be/0EokFmSjGdA
Se preferir, em vez de baixar este altere o arquivo export_3ds.py da pasta scripts\addons\io_scene_3ds do seu Blender.
Procure por [:12] e troque o 12 por um número bem maior, como 999. Ele é o limite de caracteres. Sem isso a exportação para o jogo pode falhar, pois ele limita a 12 caracteres por padrão os nomes dos objetos e texturas.

Use apenas texturas PNG! As bitmap, tga ou jpg podem não funcionar no jogo. Se for converter algum mod, atualize os materiais para referenciar a nova textura em png. Algumas jpg até funcionam mas podem bugar em alguns celulares, recomendamos evitar.

40 comentários:

  1. Vira alguns detalhes extras para colaborador?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por disponibilizar pelo google drive. Bem melhor e mais rápido o download :)

    ResponderExcluir
  3. Esse pluguin funciona na versao 2.80

    ResponderExcluir
  4. Proton bus simulator as vrea să ai vă un mercedes benzi 1704-576

    ResponderExcluir
  5. Eu queria ter o caio ar condicionado

    ResponderExcluir
  6. Esse jogo e um dos melhores que já joguei

    ResponderExcluir
  7. Não tem ônibus de Goiânia 😔 só de são Paulo

    ResponderExcluir
  8. I need help! All textures of my map are ingame white, only two not. They all under 2048 pixel and png.

    ResponderExcluir
  9. Vcs podiam colocar o ônibus de Ivaiporã

    ResponderExcluir
  10. Proton bus simulator vc é legal kkkkkkkkkkkkkkk bjs

    ResponderExcluir
  11. cual es el tamaño de un mapa para importar a blender

    ResponderExcluir