quarta-feira, 29 de maio de 2019

v218 de Android, problemas de desempenho e jogo incompatível na Play Store

Pessoal, o PBSU foi atualizado no Android para a versão 218, tanto o completo como o lite. Incluímos algumas correções em arquivos da engine (Unity) que suspeitamos que causava alguns crashes em certas condições.

Se o 216 está funcionando bem para você, não precisa se preocupar em atualizar agora! Pode pular a 218.

Em algumas horas deve estar disponível na Google Play para todos. Os apks/obbs no blog foram atualizados com a base do v218.

Vamos observar o comportamento nos aparelhos mais populares pelos próximos dias, e então retomar o processo de correção das coisas pendentes da versão PC, para poder atualizar ela.

*** O JOGO NÃO APARECE NA PLAY STORE OU DÁ INCOMPATÍVEL:

O PBSU completo não aparece mais na Play Store em aparelhos com muito pouca memória RAM, no caso, os de 1 GB. Desde o início do jogo é um sufoco danado fazer funcionar neles. Isso estava prejudicando o app em relação às políticas do Google por lá, então fomos praticamente obrigados a elevar os requisitos. Mas não se desesperem, é possível instalar "por fora" da Play Store usando o apk e obb baixado no nosso site.

*** SOBRE O DESEMPENHO:

O tipo de aparelho alvo do PBS é um celular da categoria dos intermediários para cima do último ano, naturalmente os muito antigos (modelos de 2013, 2015 etc) não conseguirão rodar bem, nem os muito baratos (vários da Positivo, Alcatel, linhas de entrada da Samsung etc).

Não precisa ser topo de linha, mas quanto mais básico ou mais antigo for, menos coisas pesadas vocês devem marcar (aquelas em vermelho nas opções). Muita gente exagera na visibilidade, quantidade de passageiros e skins do tráfego, além do novo tráfego médio com mais veículos variados... Isso é o que mais pesa. As skins no tráfego. Se você lotar de imagens na pasta, o jogo precisa carregar todas na abertura. Nem todos os aparelhos conseguem. Tem gente que coloca 5 imagens em cada grupo, em cada ônibus, gerando mais de 500 MB de texturas a carregar (já vimos relatos assim). Se o celular tem 2 ou 3 GB de RAM, nem sempre ele tem esses 500 MB extras pra carregar todas as skins. Então manerem, por favor, hehe.

O PBS é um jogo que veio do PC, com características de jogo de PC. Veja que nenhum outro jogo de Android tem algumas coisas que temos, como os mods, ou mapa contínuo com rotas longas, vários ônibus detalhados... Até mesmo as skins do tráfego, que outro jogo de Android tem isso?!

Não adianta reclamar da performance se seu aparelho assumidamente não aguenta os recursos que você quer. Claro que às vezes o erro é nosso, falhas humanas ocorrem... E da engine ou do Android também, falhas alheias a nós, drivers de fabricantes, atualizações do sistema etc... Desenvolver para celular é um inferno!

Mas em mais de 99,9% das reclamações de desempenho que recebemos, quando analisadas, era o caso de configurações exageradas para o aparelho da pessoa. Então usem o bom senso, por favor!

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O jogo fica travando no celular o grátis como posso fazer pra parar de travar o jogo

    ResponderExcluir
  3. I need help getting the new buses please show me what to do

    ResponderExcluir
  4. O meu proton bus não mostra os ônibus nos arquivos,assim n posso colocar minha skin

    ResponderExcluir
  5. Não tá pegando manda o link do pbsu

    ResponderExcluir
  6. Não estou conseguindo abaixar o jogo

    ResponderExcluir