quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Mais atualizações de teste em breve: mais progresso!

Mais testes em breve! Textão, mas é legal para quem gosta de entender o que rola nos bastidores da programação do jogo.

Depois dos últimos testes na 146 e 146X, chegamos a conclusões importantes! Muito obrigado a todos os que ajudaram a testar e relataram o desempenho! <3

O jogo funciona BEM MELHOR usando recursos recentes, no caso marcando a escolha de API gráfica automática e com a renderização em múltiplos núcleos ativada na engine. Quase todos os celulares são quad core hoje em dia, ou dual core no mínimo... Nesse modo enquanto um núcleo lida com a programação do jogo e sincronização das tarefas, o outro cuida mais da parte gráfica. Isso permitiu obter melhores taxas de FPS, variando de 10 a 100% dependendo do aparelho! Alguns obtiveram 30% de ganho, outros 50%, em alguns modernos a taxa de FPS chegou a dobrar!

Esta opção infelizmente se mostrou problemática em alguns aparelhos com uma GPU específica, muito usada pela Samsung em alguns modelos do Galaxy J7 e A5 (entre outros, mas não todos!). Perto do número de aparelhos disponíveis mundialmente é pouca coisa, não é justo sacrificar o desempenho de quase todo mundo por conta de meia dúzia de aparelhos.

A opção moderna se tornará a padrão na Play Store, ao que tudo indica (aquele da tela verde, com o X). Quem possui estes aparelhos onde há a corrupção gráfica precisará baixar um APK do jogo que será disponibilizado à parte, e desativar a atualização automática no Proton na Play Store (só para o Proton, não precisa ser para tudo), para evitar que ela substitua o jogo. Tentaremos colocar um aviso na tela do jogo nesses aparelhos. É o melhor caminho encontrado por agora.

Futuramente temos fé que a Unity corrigirá este bug nativamente. Iremos juntar relatórios dos bugs, prints e informações dos modelos e enviar para os desenvolvedores da Unity, sugerindo forçar o uso do OpenGL ES 2 nestas GPUs específicas. Quem sabe faremos uma listagem do jogo separado na Play Store, mas no momento isto é inviável porque não dá para unir as colaborações nos dois - o downlaod será por APK isolado mesmo.

Nos celulares da maioria das pessoas a versão com o X rendeu ganho considerável de FPS, é boa demais pra ser deixada de lado, como vinha sendo deixada desde o ano passado. Melhorando o desempenho podemos ter um controle mais estável, aumentar um pouco as configurações (sem exagerar, é claro) e curtir melhor o game! Nada nada, no celular 5 FPS ganhos já é muito, quando se joga a 15, 20...

Diante destes testes, nesta semana faremos mais um, desta vez mudando a versão da engine Unity. Novas versões geralmente trazem benefícios, melhorias, correções diversas, muitas otimizações. Na versão 5.x a Unity melhorou muito! Se ficássemos na versão 4.x com medo de atualizar, o jogo estaria bem pior, infinitamente mais lento. Desta vez ocorre algo parecido. Estamos usando a versão 2017.1 da engine, lançada no começo do ano passado. De lá para cá ela teve duas grandes atualizações, a 2017.2 e 2017.3. Elas trazem melhorias de performance em algumas áreas. A 2018 está em beta, não iremos utilizá-la até estar estável. Mas o jogo será atualizado para a 2017.3 pelo menos, que é a versão oficial do ano passado. Este processo de atualização será necessário cedo ou tarde, visto que com a engine antiga chegará uma hora em que a Play Store não aceitará mais o jogo. Então tentaremos fazer agora.

Diante disto, teremos que fazer um teste amplo com os jogadores para ver se não aparecem bugs colaterais inesperados, jogando por alguns dias com a futura 147 e 147X. Ambas serão com o mesmo conteúdo, porém compiladas com a engine mais nova.

No Windows iremos incluir a API OpenGL como opcional, algo que por padrão não estava presente. Ficará várias opções e o jogador escolhe a que rodar melhor. No Android infelizmente isto não é possível, por isso temos que gerar dois APKs.

A Unity 2017.3 removeu suporte ao DirectX 9, o que impacta o Windows XP, que é um sistema bem velho. Como o jogo já tem dificuldades para rodar em GPUs muito antigas (tela rosa, ou baixos FPS), isto não será problema, ainda mais considerando que é um projeto em desenvolvimento pensando nos próximos 2, 3, 4 anos. Não ficaremos presos ao passado em detrimento das tecnologias que o jogo pode implementar hoje, pensando no amanhã.

Em termos de conteúdo, em fevereiro chegará pelo menos mais um ônibus, e provavelmente um novo mapa temático, daqueles comprados prontos. As correções no Longeee foram adiadas diante destes bugs. Ainda há centenas de e-mails de vozes para responder, correrias atrás de sons e animações de passageiros nos novos ônibus, etc. Esperamos a compreensão de todos.

Há usuários que não param de mandar mensagem perguntando quando terá atualização, o que vem, etc... Desde o início do jogo fomos bem transparentes: NÃO HÁ PREVISÃO, o que se sabe é que virão. Muito raramente fica mais de 30 dias sem atualizar, e quando fica é porque algo realmente necessário está sendo feito. Desenvolver um projeto desse não é coisa de uma semana, é de meses, anos! Alguns recursos simplesmente exigem mais tempo mesmo. Foi o caso do mapa contínuo no ano passado. Demorou uns dois meses para ficar pronto, sem ele não teríamos linhas longas no jogo, no mapa Aricanduva! Todas elas seriam pequenas demais num mapa isolado, não contínuo...

Enfim, esperamos a compreensão, lembrem-se que o projeto está em desenvolvimento e é um BETA, logo, tem bugs, e terá muitos bugs ainda até ficar pronto. Não adianta ficar pressionando por atualização, novas rotas, isso e aquilo, sendo que estamos trabalhando arduamente todos os dias no jogo.

Os mapas temáticos comprados prontos ajudam a suprir em parte a falta de rotas (Test Track, Longeee e em breve um novo). Novas rotas no mapa Aricanduva ainda dependem da definição da ferramenta de ruas, que não está pronta totalmente - queremos ruas mais naturais, curvas e subidas, não só as ruas chatas do jogo atualmente. Então tenham paciência, ou vão jogando outros jogos disponíveis no mercado enquanto este não agrada, se for o caso ;)

É isso, pessoal! Muitos progressos virão em breve. Agradecemos imensamente a quem ajuda a testar as versões isoladas disponibilizadas aqui na página, o feedback de vocês é fundamental para continuar fazendo o jogo fluir bem.

4 comentários:

  1. quando vai sair a nova AUTALIZACAO COM CAIO MILLENNIUM BRT E COLOCA ONIBUS RODOVIARIOS E NOVOS MAPAS E SKINS E COLOCA NOVOS TERMINAis e tambem rodoviarias por favor. obrigado!!! amo este jogo...

    ResponderExcluir
  2. O jogo bus brasil está mais autorização do que o proton bus beta estou só esperando novas autorização do proton bus simulator beta so que até hoje continuar a mesma e antiga autorização 709MB isso não vai mudar nao já devia ter novas autorização mas só nessa mesma merda de autorização de 709MB nunca mudar essa porra toma no cu já tá de palhaçada

    ResponderExcluir
  3. Botar ai na próxima atualização o marcopolo senior200

    ResponderExcluir