terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Mais otimizações em estudos: renderizar a uma resolução menor e escalar; e LOD nas pessoas!

Estudando mais otimizações... Tenho duas em mente: renderizar a uma resolução menor, aplicar anti-aliasing e escalar para o tamanho da tela. Isso pode poupar o trabalho de GPUs mais fracas, especialmente em aparelhos baratos de tela grande (onde há mais pixels, forçando mais a GPU). Assim como a redução da resolução que já tem, não vi diferença no Moto G5S nem no Moto G, mas talvez isto poderá ser sentido melhor nos Samsung mais baratos - visto que são os modelos que mais geram reclamações. Bem como nos tops de linha com alta densidade de pixels, reduzindo o peso na renderização. Infelizmente não tenho nenhum aqui para testar para ver se ajuda mesmo... Frente à alteração da resolução atual isto terá benefícios: dá para usar o anti-serrilhamento, deixando a imagem um pouco mais suave do que apenas mudar a resolução. Em tempo, mudar a resolução para 50% lá nas opções gráticas melhorou o desempenho para você? Se sim, é provável que este recurso ajudará! Deixe nos comentários seu relato, informando também o aparelho em uso. Outro aspecto que considero é usar LOD nos pedestres e passageiros. Eles já são bem low poly, mas com LOD ficariam bem mais leves quando estão ao longe. Basicamente o jogo mostra um modelo parecido, porém bem mais simples, quando as pessoas estão distantes. E troca o modelo para um mais detalhado quando vão chegando perto da câmera. Isto reduz o número de triângulos que a GPU precisa processar nas cenas com vários passageiros e pedestres. O meu "medo" é a otimização não surtir efeito, porque a transição entre os LODs parece exercer uma certa carga também. Precisarei fazer testes com bastante calma. Sei que a diferença ao usar os passageiros e pedestres "feios" para os detalhados é brutal (aquela opção na tela Extras). Então acredito que isto terá benefícios. Novamente, mais um recurso "pago", tendo que adquirir uma ferramenta para automatizar a produção de LODs. Para quem acha que o jogo tem que ser todo grátis só porque a Unity e o Blender são de graça... rs É o que digo: o game só vai para frente tendo uma parte comercial. O modelo atual é "perfeito", digamos: mantemos a versão grátis, quem colabora joga com algumas coisas antecipadamente e no final todos se beneficiam. Se fosse só grátis o jogo estaria bem mais atrasado e incompleto. Se fosse só pago seria bem chato, e também estaria atrasado, visto que não teríamos jogadores em quantidade suficiente para pagar por algo incompleto. O modelo atual de "acesso antecipado" une o melhor dos dois mundos! <3

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