quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

E o jogo vai crescendo! Logo logo está com 1 GB...

Com 10 ônibus o game chegou na casa dos 400 MB... E ainda tem poucas rotas. Até 1 GB acho que ele vai chegar em algum momento... É o tamanho "alvo" limite pra versão Android, considerando que vários aparelhos acessíveis de hoje possuem 32 GB de espaço (e não podemos ficar tão restritos aos aparelhos de 8 GB para sempre, né...). Mas mais do que 1 GB é complicado.

Tornar os ônibus "addons" não é fácil, exige um trabalho técnico grande por conta das atualizações da engine Unity (um pacote gerado em uma versão dela requer o jogo gerado na mesma versão, o que complica as atualizações...).

Fico pensando em como reduzir o tamanho do jogo, sem prejudicar a experiência nem a qualidade... No Android muitas texturas já são otimizadas e usadas em versão menor, se diminuir mais começam a ficar feias...

Talvez remover todas as skins dos ônibus antigos, deixando elas via download. Ainda não sei até que ponto isto ajudaria. Futuramente (bem futuramente) os ônibus terão que ser "soltos", aí só baixam os que forem usar. Mas isso não virá na fase de protótipo, atrasaria muita coisa na estrutura geral do projeto.

Os mapas provisórios um dia sairão do jogo, provavelmente, para dar lugar para as novas coisas. Aquele Test Track e o Longee, entre os outros que virão, uma hora vão sair. Mas no momento não podemos tirá-los, visto que há poucas linhas. Os mapas antigos não fazem diferença pois usam objetos compartilhados (os mesmos prédios estão no MOBILE1_cidade, Term Shaze e Aricanduva). Cada prédio é salvo uma vez só e instanciado no carregamento. Excluir os antigos não faria diferença nenhuma na prática.

Qual saída? Encarar que um jogo deste tipo requer mesmo muito espaço, não tem como ter modelos detalhados e várias skins e mapinhas variados... Sem ficar grande?!

15 comentários:

  1. O que seria melhor?

    -O Proton Bus Simulator instalável ou portátil?

    ResponderExcluir
  2. Bom, pelo visto 4 a 1 Marcão, ou você separa o próton criando versão android (reduzida) e pc (completa) pq no meu ponto de vista se só manter o próton uma única versão a do PC não vai evoluir, pq sempre vai ter q ficar tirando recursos.
    ou
    Faz um versão para tudo, mas ignorando o tamanho sem remover mapa ou detalhes (existem diversos jogos muito bons para android com mais de 2 GB), mas precisa de um celular mais atual pelo menos, isso faz reduzir o publico
    ou
    vc faz 2 versões de android uma stable q não vai receber tanta atualização e será mais limitado a recurso, outra mais completa aonde as pessoas que tem requisito coloque em seu celular q suporta jogos q usam mais de 1gb de espaço e futuramente no android vai chegar seu limit hardware, ai terá q separar de vez PC e android, mas até lá...

    qualquer uma delas vai da trabalho, mas fazer um game é complicado, ainda mais indie
    ou
    tenta ver esquema de baixar o conteúdo quando o player usar ele até resolver isso (ex, cara clica no mapa ele começa a baixar o mapa, clicou no ônibus ele começa a baixar o ônibus, vc falou q o manual é tbm um modelo separado, mas precisa ser outro modelo? n sei como vc fez ai, caso for seria útil tbm isso, pq se a pessoa n usar o manual daquele ônibus ele n vai baixar, se ele ativar o manual ele vai baixar, n sei como poderia fazer isso, só é msm como falei no face, o q alguns do jogos fazem.

    by RetrKill0 (Felipe)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ser útil o esquemas de DlC's (ônibus pagos).

      Excluir
    2. cara, se o povo reclama, de boca cheia só pq ele lançou um ônibus para colaboradores antes de todos (acho certo) o povo reclama, imagina ser pago ônibus, mas eu apoiaria essa ideia, acho q assim ajudaria tbm o marcos

      Excluir
    3. Concordo contigo, duas versões é viável para evitar esse tipo de problema no futuro

      Excluir
  3. Marcos Elias tenta trazer um ônibus costelation!!!! Por favor

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu só quero o Superarticulado de sp

    ResponderExcluir
  7. I would love to see more busses in the game

    ResponderExcluir
  8. Marcos vc poderia fazer igual no OMSI tipo fazer o 1 e o 2.

    ResponderExcluir
  9. Rapaz eu amei é muito bom 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir