domingo, 25 de setembro de 2016

Características prometidas para a versão 1.0

Como pedi para as pessoas investirem dinheiro viabilizando o desenvolvimento, fico na obrigação de listar o que tenho certeza que o game terá. Desta forma vocês poderão me cobrar pelas coisas certas, mantendo um pé no chão entre as expectativas e a realidade. Não quero frustar a campanha de crowdfunding nem prometer algo acima do que é possível fazer com a verba inicial. A primeira campanha é modesta e basicamente garante o cenário para o beta. O game todo exigiria um volume maior, algo que poderemos juntar com o tempo. Paralelamente vou mostrando o progresso e entregando versões alphas, garantindo a execução dos planos.

Quero fazer o melhor possível, mas não posso prometer "tudo" ou coisas que levariam muitos anos para ficarem prontas. O game deverá ter mais coisas do que o prometido, mas o conjunto mínimo de recursos que me comprometo é este abaixo. Vou me comprometer com o que posso entregar!

O que esperar do jogo?


* Você poderá "dirigir" vários tipos de ônibus num ambiente urbano, com foco em corredores exclusivos (sistemas BRT - Bus Rapid Transit). Algumas linhas passarão em ruas normais, mas o foco da primeira versão são corredores. Isso agiliza o desenvolvimento e é um diferencial ao mesmo tempo.

* O jogo terá tanto câmera externa (estilo Bus Driver) como interna (estilo OMSI, BCCS, entre outros), bem como uma câmera livre (boa para capturar imagens de tela ou "fotos").

* As portas, o volante e as luzes mais importantes no painel terão as animações correspondentes; outras animações poderão aparecer, mas não são prioritárias na primeira versão (como os demais botões, detalhes externos etc).

* O mapa padrão deverá proporcionar algumas horas de diversão em trajetos únicos; o número exato de horas ainda não foi decidido, mas desejo mais de 10 horas, contando com as atualizações (veja mais abaixo sobre as atualizações planejadas).

* A cidade da versão inicial será fictícia, bem como os ônibus. Se o jogo suportar mods, ele terá ônibus reais; caso contrário ficará com os fictícios a principio. Autorizações para inclusão dos ônibus reais serão buscadas junto às fabricantes.

* O game aceitará mods de skin para os ônibus inclusos, permitindo que o jogador mude a pintura/empresa a seu gosto.

* Eu desejo muito que o jogo tenha suporte a mods de ônibus e já comecei a trabalhar nisso, mas este não será um fator capaz de atrasar o projeto: o suporte a mods de ônibus é desenvolvido à parte e é pretendido para uma atualização do jogo. A versão 1.0 poderá ser lançada sem mods. A implementação efetiva dos mods ainda depende de viabilidade técnica. Não vou prometer este recurso porque ainda não sei se será possível entregá-lo por completo em tempo hábil. Há muitos jogos sem mods que podem ser curtidos e valem a pena ;)

* A versão 1.0 do jogo não terá editor de mapas - o tempo para desenvolver um editor na engine usada seria impraticável, aumentaria exponencialmente o custo de desenvolvimento. Eu desejo um dia ter isso, mas não deve ser nesse jogo.

* O jogo terá ônibus urbanos convencionais e articulados. É provável que tenha também biarticulados, mas isso depende de confirmações ou atualizações.

Política de atualizações


O jogo não será abandonado cedo, como alguns outros jogos de ônibus foram (Bus Simulator 2012, BCCS, etc).

* O game terá atualizações gratuitas por no mínimo um ano depois de lançado. Potencialmente mais! Seria legal ver o jogo sendo atualizado por muito tempo... Mas isso vai depender da recepção e das vendas. Não quero fazer como certos estúdios que lançam um jogo atrás do outro, todos eles com problemas sérios nos AIs.

* As atualizações poderão ser correções de bugs e melhorias ou novos recursos, além de melhorias de desempenho em alguns casos.

* Algumas atualizações aumentarão o tamanho da cidade, adicionando novas linhas.

* Algumas atualizações trarão novos ônibus.

Limitações conhecidas


Com já foi citado, o game não terá editor de mapas, e o suporte a mods de ônibus é desejado, não confirmado. É 99% confirmado, eu diria! Além disso, estas outras limitações se aplicam. Se você vai investir no game, leia tudo para estar ciente depois!!!

* O game é em 3D com modelos legais e detalhados, portanto requer um PC capaz de lidar com jogos em 3D. Não precisa ser um PC de alto padrão, claro que não. Mas um Celeron sem placa de vídeo dedicada provavelmente não vai se dar bem com o jogo, né? ;) O jogo será otimizado com o tempo, durante o desenvolvimento é normal estar mais pesado porque muita coisa ainda não foi programada. Entenda que não terei culpa se você contribuir mas o jogo não rodar no seu computador por conta do seu hardware. Se seu computador pode rodar OMSI, provavelmente rodará este game.

* É recomendável ter pelo menos 4 GB de memória. Apesar de provavelmente ser possível rodar o game com menos, nesses casos extremos o sistema operacional precisará expandir o arquivo da memória no HD, tornando tudo muito lento.

* O ideal será um processador e sistema de 64-bit. As primeiras versões do game são de 32-bit para fins de testes; todavia o mapa grande pretendido se dará melhor num computador de 64-bit. Farei o possível para manter os mesmos recursos nas duas versões, mas eventualmente a versão de 64-bit poderá ter um mapa maior e mais detalhado, se tornando a única versão suportada ou atualizada. A limitação é simples: programas de 32-bit seguem um padrão antigo dos anos 80, são limitados a apenas 4 GB de memória. Mesmo se seu computador tiver um milhão de gigas de memória, os programas de 32-bit só podem usar até cerca de 4 GB! Isso explica muita coisa sobre os congelamentos do OMSI ao jogar por algum tempo em mapas grandes, especialmente sem o 4 GB Patch, onde o OMSI pode usar apenas até cerca de 2 GB.

* É recomendável ter uma placa de vídeo com pelo menos 1 GB de memória de acesso rápido, para aproveitar melhor os gráficos do game. Placas antigas, com pouca memória ou de baixas velocidades não conseguirão carregar as texturas em alta qualidade, aí o jogo ficará mais "feio". Placas com 512 MB provavelmente poderão ser usadas também, talvez reduzindo a qualidade das texturas nas opções do game.

* O game contará com cenário urbano denso, com vários detalhes. Isso aumenta a quantidade de polígonos e texturas que a placa de vídeo precisa lidar. Apesar de muita coisa ser configurável (visibilidade, quantidade de carros e pedestres, etc), não dá para fazer milagre... A placa de vídeo precisará ser capaz de lidar com cerca de 1 a 2 milhões de polígonos e até uns 2 mil draw calls por frame, nas áreas mais densas.

O jogo terá uma versão gratuita que permitirá testá-lo e rodar numa linha completa, sem interrupções de tempo. A melhor forma de saber se seu PC suportará será testando.

As especificações mínimas e recomendadas serão definidas quando o game estiver em fase beta, perto do lançamento. Até lá muita coisa vai ser alterada no núcleo do jogo, é provável que as futuras compilações serão mais leves do que as versões alpha. Fique ligado!

4 comentários: