terça-feira, 30 de maio de 2017

Além de distância e resolução: otimizando ainda mais os espelhos

Estou estudando um jeito de deixar os espelhos mais leves, aparentemente vai dar uma folga. Não fará milagre, mas deve ajudar.

Os espelhos são pesados por natureza por terem que renderizar tudo o que está atrás. Às vezes é o DOBRO do peso no processador gráfico do aparelho, já que tem muitos polígonos e texturas para enviar pra GPU. Mesmo nos PCs, computadores com placa de vídeo fraca sofrem com isso. Ainda mais em jogo de cidade, ambiente urbano denso... Se fosse com areia e mato, como em simuladores rodoviários, daria pra ficar mais leve por natureza, por ter menos coisas. Mas em cidade pesa mesmo.

Bom, dentro das limitações, otimizei os espelhos em dois modos:

Agora eles não vão ficar mais sendo processados caso não estejam visíveis na câmera principal. Isso já é um alívio e tanto! Creio que muita gente que só podia rodar com um espelho (esquerdo) agora vai poder rodar com dois (esquerdo e direito), já que o direito só vai ser processsado ao olhar pra ele - hora em que obviamente o esquerdo estará desativado, a menos que você use um monitor muito largo, algo raro nos celulares... ou altere o FOV da câmera, recurso ainda não implementado (para telas grandes dará para ver toda a frente do ônibus de uma vez só, futuramente).

O desempenho vai ser legal no O500U, já que nele o espelhos não aparecem na visão principal. Na câmera externa os espelhos já ficam desativados, por isso é normal ter desempenho melhor na externa do que na interna. Agora esse comportamento vem para a interna também, exceto com o espelho visível, é claro.

Esta otimização é automática e será ativada sempre que você marcar para usar os espelhos nas opções. Futuramente dará para ativar/desativar dentro do jogo, sem precisar carregar... por enquanto só na entrada.

Outra otimização, esta opcional (precisa marcar "Otimizar espelhos"), fará os espelhos serem processados frame sim, frame não. Dessa forma pode pesar menos, já que os recursos gráficos serão "poupados" pela metade, no caso do espelho esquerdo, ou em um terço das vezes, pros espelhos direito e do meio. Neles a atualização vai dar umas "travadinhas", porque não rodarão em todos os frames. Mas isso pode permitir que mais gente consiga jogar com o espelho direito ativado, quem sabe. No esquerdo deixei frame sim / frame não, para ficar mais suave. Lembrando que este é opcional: sem marcar a otimização de espelhos, vai funcionar "liso" (o quanto seu aparelho aguentar, renderizando o espelho em todos os frames).

Se tudo der certo hoje sai outro apk, e se ficar legal já envio pra Play Store nessa semana, visto que é uma atualização que não depende de outras coisas ficarem prontas para ser liberada (diferente do sistema de passageiros ou ao fazer uma rota nova).

Vou fazer mais testes aqui, logo venho com um vídeo! :D

Vídeo:
https://youtu.be/U4r74dWmsBE

O APK será postado na página de apks aqui do blog.

21 comentários:

  1. Tem que bota mais ônibus mais sons mais cidades mais skis mais modelos e ônibus do rio de Janeiro e skis do Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca as skins vc pode adiquiri no grupo do jogo
      eos onibus vai vim onibus novos em breve pq demora pra fazer um modelo 3D de um onibus pra fica realista no jogo

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Mano cria uma rota que o foco seja ruas esburacadas ,, pra dar mais realidade no jogo ,, pq realmente eh assim no Brasil .. Vlw

    ResponderExcluir
  3. O jogo esta ótimo, mas é claro , precisa de atualizações! !! Na minha opinião, neve colocar mais cidades e mais movimento de carros e motos nas cidades e mais movimento de ônibus nos terminais!! Mas eu sei que isso e demorado, mas vc, " desenvolvedor do jogo; vai conseguir

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião Podia colocar um mapa de estrada de chão Colocar cabine igual aqui Belo Horizonte e articulado também.

    ResponderExcluir
  5. Está saindo do nada não sei porque

    ResponderExcluir
  6. Está saindo do nada não sei porque

    ResponderExcluir
  7. Coloca micro ônibus também Marcos Elis

    ResponderExcluir
  8. Como diminuir a resolução do jogo o meu nao aparece a satisfação do passageiro?

    ResponderExcluir
  9. Please put a range of bus AI in map there is only caio and busscar and I want an update I know what's coming it's an articulated miibrts

    ResponderExcluir
  10. In the next few years put a English map in the game I would love that some bus GB bus ideas adl enviro 400 /200 optare solo Wrightbus streetlite/streetdeck/Gemini 3 buses

    ResponderExcluir