Textão sobre jogo pago vs jogo com anúncios... Para os fãs mais engajados, o que acham?
Pessoal, estou pensado numa estratégia de monetização para manter o game auto sustentável. Não exatamente agora, mas daqui uns meses. Assim eu teria mais recursos para modelos 3D e dedicação de tempo, permitindo trazer atualizações contínuas - como novos ônibus, mapas e quem sabe um mapa real de São Paulo, que é algo que quero muito mas passaria um bom tempo modelando.
Vender o jogo mobile é algo meio complicado, uma pequena parcela das pessoas compram. A maioria quer tudo de graça. Dependendo do volume, os que compram ainda até que compensam a existência do jogo grátis ou pirata. Mas isso demoraria. A versão PC tem mais potencial para um valor um pouco mais alto do que a celular, mas a celular tem mais público... De qualquer forma isso está fora de cogitação por agora, visto que o jogo nem pronto está. E eu quero oferecer uma experiência bacana de graça, free to play. Provavelmente vou vender itens desbloqueáveis no game, ou benefícios extras.
Outra forma é com anúncios. Aí entra outra questão: infelizmente estamos no Brasil, e aqui os anúncios não são tão valorizados como em outros mercados mais consolidados, como nos EUA ou na Europa. Eu quero fazer um game para o mundo, mas brasileiro! Com alto foco em sistemas de corredores e linhas brasileiras, com ônibus brasileiros. Acredito que não terá tantos usuários nestes outros mercados. Como consequência, a publicidade eventualmente vinda no game não deve gerar um lucro tão alto - não estou sendo pessimista, mas realista, vendo o que outros desenvolvedores brasileiros comentam por aí.
Eu não quero anúncios de banners, são chatos demais. Provavelmente vou usar os anúncios de vídeos de recompensa, que o jogador vê porque quer, dedicando parte do seu tempo (alguns segundos) para obter algo em troca dentro do jogo. Pretendo fazer um teste com as skins em breve. Mas para gerar algo precisa ter milhares de visualizações, e novamente batemos naquele prolema: no Brasil esse tipo de anúncio não rende quase nada, pagam muito pouco. Vendo os números de outros colegas que fazem jogos, até desanima.
Uma outra forma é com patrocínio de empresas potencialmente interessadas em explorar divulgação dentro do jogo, o que pelo visto poderá rolar cedo ou tarde, já que o jogo tem um excelente potencial e já está tendo uma aceitação incrível do público. Desta forma, dependendo dos recursos, o jogo poderia ser grátis para todo mundo, sem nenhum anúncio... ou com bem pouco! Mas este tipo de parceria é bem difícil conseguir, o jogo já precisará estar bem completo.
O que vocês acham, qual seria uma boa estratégia de monetização para o game?
Com dinheiro tem-se tempo e recursos, daria para realizar mais coisas no próprio projeto, além de me dedicar bastante também à versão PC - que exige modelos mais detalhados e cenário melhor. Algumas coisas que pretendo fazer, como suporte a mods de ônibus, tomarão um tempo danado para programar - somente tendo dinheiro em caixa proveniente do projeto serão possíveis. Já iniciei isso no PC e é possível, adoraria levar o suporte a mods pro celular também. Já pensou, poder fazer, converter e jogar com seus ônibus num game de Android? :D Deve demorar uns anos pra chegar lá, mas é possível e vou correr atrás.
A princípio penso em colocar um botão de contribuição livre no game, explicando para onde vão os recursos - no caso, preciso para modelos 3D de cenários, scripts, carros e humanos. Mas poderá ser usado para upgrade de hardware também, como mais memória, HDs ou SSDs a serem destinados ao jogo, mais aparelhos para testar com calma, etc. Nesse caso, paga quem quer, o jogo continuaria funcionando da mesma forma.
Existem muitos games pro Android cujo único objetivo é ganhar dinheiro, na Play Store tem um monte! Não é o caso desse. Iniciei o projeto por realmente gostar muito de ônibus! Quem conhece sabe ;) Mas naturalmente, tendo recursos consigo me dedicar exclusivamente a ele, deixando de fazer outras atividades que me tomavam (tomam) quase o dia todo. Assim o jogo pode evoluir bastante em pouco tempo, proporcionando muitas horas de diversão a curto e médio prazo para vocês.
Se o jogo no celular fosse pago quando estivesse pronto, qual valor vocês acham que seria um "ideal"? R$ 10, R$ 15, R$ 20? Considerem que deste valor, ainda preciso tirar os impostos e cerca de 30% que fica para a loja (Google Play). Ou seja, se colocar a R$ 10, de cada venda eu receberia um pouco menos de R$ 7,00.
Enfim, podem comentar abertamente, aqui não tem segredo. O processo de criação do jogo é compartilhado abertamente, as discussões sobre o futuro da monetização nele também será.
MEP Mas Caso O Jogo Fosse Pago,Infelizmente Teriam Canais No Youtube Com Downloads Gratuitos,assim como gta sa,gta vc,etc.. No Android,Então Eu Acho Melhor que vc coloque itens pagos dentro do jogo
ResponderExcluir